Governo de SP autoriza R$ 335 milhões para obras em 182 municípios turísticos; região de Presidente Prudente receberá R$ 6,5 milhões

28/12/2023 17h19

Novos convênios valorizam atrativos regionais, criam oportunidades de trabalho e geram renda para a população em todas as regiões paulistas 

 O governador Tarcísio de Freitas autorizou nesta quinta-feira (21) a assinatura de 211 novos convênios com municípios turísticos para obras de infraestrutura. Os investimentos somam R$ 335 milhões e vão beneficiar 182 cidades em diversas regiões administrativas de São Paulo.  

A região de Presidente Prudente assinou oito novos convênios e receberá investimentos de R$ 6,5 milhões. Serão contemplados os municípios de Adamantina, Martinópolis, Panorama, Paulicéia, Presidente Epitácio, Rancharia, Rosana e Santo Expedito. A solenidade reuniu o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, autoridades estaduais, deputados, prefeitos, vereadores e gestores municipais do setor. 

Ao longo de 2023, o Governo de São Paulo inaugurou 110 obras voltadas ao turismo: uma média de nove obras entregues por mês, a maior parte delas em municípios do interior. Na região de Presidente Prudente, as obras inauguradas este ano em Paulicéia, Presidente Epitácio e Santo Expedito somaram R$ 1,5 milhão.   

“A parceria do Governo do Estado com as prefeituras está dando muitos resultados. Estamos celebrando convênios que vão ser investidos no turismo e a beleza de São Paulo é essa: temos turismo de compras, de negócios, ecoturismo, turismo de rodeio, agrícola, religioso e também ferroviário. Temos gestores comprometidos que perceberam a potência do turismo para gerar oportunidades e atrair investimentos”, afirmou Tarcísio em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. 

Os recursos serão repassados pela Secretaria de Turismo e Viagens, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). “São recursos que levam desenvolvimento a municípios de enorme vocação turística, geram novos fluxos de visitantes e criam oportunidades de trabalho e renda para a população local”, disse o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.  

Com apoio do Governo do Estado, o desempenho do segmento em todo o território paulista deve registrar o melhor desempenho dos últimos cinco anos. A estimativa é de que a economia do setor cresça 6,9% e atinja os R$ 289,5 bilhões, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de SP, alcançando a marca de 9,3% do PIB paulista. Este ano, foram criados 59 mil novos postos de trabalho relacionados ao turismo no estado.

Defesa Civil de São Paulo alerta para primeira frente fria do inverno com chuva, ventos e queda de temperatura

22/06/2026   17h11 Primeira frente fria do inverno provoca chuva, ventos de até 60 km/h e queda acentuada das temperaturas em diversas regiões paulistas A Defesa

Corrente de solidariedade fortalece atendimento a famílias em vulnerabilidade em Adamantina

22/06/2026   16h39 A Prefeitura de Adamantina, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizou o repasse de 150 cobertores e 125 cestas básicas à Secretaria

Educação e sustentabilidade: ANEEL abre inscrições para Olimpíada de Eficiência Energética

22/06/2026   16h21 Ação apoiada pela Energisa Sul-Sudeste incentiva a participação de alunos do ensino fundamental e médio, com inscrições feitas pelas escolas até 15 de setembro Estudantes

00:00