“Lei das Antenas” está em vigor em Adamantina

26/02/2024 16h46

Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas www.adamantina.sp.gov.br

De autoria do Poder Executivo, a “Lei das Antenas”, está em vigor em Adamantina. A lei 4.314, de 22 de fevereiro de 2024, visa definir e regulamentar no município a infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação – ETR, ETR móvel e ETR de pequeno porte, cadastrados, autorizados e/ou homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

A nova lei tem como objetivo disciplinar os procedimentos para instalação das infraestruturas de comunicações no município de Adamantina, para acelerar a chegada do 5G no município e trazer segurança jurídica às operadoras de telecomunicações.

Para efetuar a instalação, é necessário realizar um cadastramento prévio, por meio de requerimento padronizado e demais documentos que estão disponíveis em www.adamantina.sp.gov.br

O cadastramento deverá ser renovado a cada 10 anos ou quando ocorrer a modificação da infraestrutura de suporte instalada. As antenas que já estiverem instaladas no município e não tenham autorização municipal terão prazo de dois anos para se adequarem aos termos da nova lei.

As Infraestruturas de Suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação – ETR, ETR móvel e ETR de pequeno porte, ficam enquadradas na categoria de equipamento urbano.

Com isso, elas passam a ser consideradas como bens de utilidade pública e relevante interesse social, conforme disposto na Lei Federal nº 13.116/2015 – Lei Geral de Antenas, podendo ser implantadas em todas as zonas ou categorias de uso, desde que atendam exclusivamente ao disposto na lei.

Além disso, devem observar os gabaritos de altura estabelecidos na Portarias do DECEA nº 145, nº146 e 147/DGCEA de 3 de agosto de 2020, do Comando Aeronáutica, ou outra que vier a substituí-la.

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato

3ª edição do MotoRock Festival em Adamantina, com programação ampliada e acampamento para motociclistas

28/06/2026   18h58 Teve início neste sábado (27), no Parque dos Pioneiros, a 3ª edição do MotoRock Festival de Adamantina, reunindo um grande público e mais

Adamantina participa dos Jogos da Melhor Idade em Assis e conquista primeiro lugar na coreografia

28/06/2026   18h25 Adamantina está representada na etapa da 7ª Região Esportiva dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), realizada em Assis. A cerimônia oficial de abertura

Domingo de muito trabalho no Poliesportivo de Adamantina marca mutirão de castração gratuita de cães e gatos

28/06/2026   18h11 O Conjunto Poliesportivo de Adamantina foi palco, neste domingo (28), de uma importante ação voltada à proteção e ao bem-estar animal. O mutirão

00:00