Prefeitura de Adamantina realizará diversas ações durante o Maio Laranja

30/04/2024 16h16

Mês é voltado ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Contudo, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social e seus equipamentos, preparou uma programação que será realizada durante o mês.

Conhecido como Maio Laranja, o mês é voltado ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Durante todo o período, as crianças que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Asa assistirão a filmes sobre a temática e, ainda, participaram de uma roda de conversa alusiva à temática.

A programação durante o mês ainda traz a realização de um teatro de sombras, confecção das flores da campanha que serão colocadas no parquinho do Jardim Paulista.

As atividades continuam com uma palestra voltada aos adolescentes que tem entre 15 e 17 anos e que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Instituição Capaz.

Como as atividades ocorrem em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, os pais e responsáveis dos alunos das EMEIs do município participarão de palestras sobre a temática.

Os atendidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família que é oferecido pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) participarão na Casa Afro também de uma explanação sobre a temática.

Ainda durante o mês, haverá uma apresentação teatral para todas as crianças atendidas pelos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e a distribuição de material educativa com a finalidade de mobilizar e conscientizar a população sobre a temática.

As ações contam com a parceria do Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ministério Público, Projeto Asa, Lar Cristão, IAMA, Instituição Solidária Carlos Pegoraro e, ainda, Delegacia da Mulher (DDM).

Por que o dia 18 de maio?
O dia 18 de maio foi escolhido em razão do “Caso Araceli” que teve os direitos humanos violados.
Ela foi raptada, espancada, drogada e assassinada. Após seis dias o seu corpo foi encontrado. Ele foi desfigurado por ácido.

Diante disso, o movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes fez uma mobilização. Com a aprovação da Lei Federal nº9.970/2000, a data 18 de maio foi instituída como “O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”.

Como denunciar suspeitas e/ou casos de violência sexual?
Em Adamantina, foi instituído um protocolo tendo como foco estruturar todo o processo. Independentemente do tipo de violência, a denúncia deve ser feita diretamente ao Conselho Tutelar do município.

Serviço –  O Conselho Tutelar atende na Avenida Capitão José Antônio de Oliveira, 225, prédio onde funcionava a Defesa Agropecuária e é responsável pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.  O telefone é o (18) 3522-4311

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
                    Jornalista Natacha Dominato

Egresso de Fisioterapia da FAI defende mestrado na FAMEMA

18/08/2025   10h46 Matheus Luís Leite Coca concluiu Mestrado Profissional em Ensino em Saúde  Por Priscila Caldeira Colaborou: Leandra Navarro Benatti O egresso do curso de

Ex-aluno do curso de Direito da FAI lança o livro “Regularização Fundiária Urbana: da teoria à prática”

18/08/2025   10h40 Lucas participou do painel “O Supremo Tribunal Federal: Jurisdição Constitucional e Avanços em Temas de Direitos Humanos”, no último dia do Congresso Conexão

Processos seletivos abrem oportunidades para docentes em três disciplinas na Fatec Adamantina

18/08/2025   10h52 Inscrições podem ser feitas até o dia 22 em um dos casos e até 28 de agosto nos outros dois casos, exclusivamente pela internet

00:00