Ex-aluna da FEO atua com os mais inovadores tratamentos contra o câncer no Einstein em SP

15/05/2024 17h15

Teresa Nogueira trabalha há 20 anos na área de hematologia e transplante de medula óssea do hospital; tratamentos foram destaque em matéria do Fantástico

 Por Priscila Caldeira

A ex-aluna Teresa Grosso Nogueira da extinta Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Adamantina (FEO), hoje Centro Universitário de Adamantina, trabalha há 20 anos no Hospital Israelita Albert Einstein como enfermeira plena no transplante de medula óssea e hematologia.

No Brasil, o hospital é um dos que realiza estudos clínicos, com tecnologia própria e de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para tratamento com as células Car-T – modalidade de imunoterapia que utiliza células de defesa modificadas geneticamente e reprogramadas em laboratório para atingir os tumores – em pacientes com câncer.

Inovador, o tratamento recebeu destaque em
matéria do programa Fantástico, da Rede Globo,
sobre hematologia e transplante de medula óssea
.

 “Trabalho no maior e melhor hospital da América Latina, o Israelita Albert Einstein, com as mais inovadoras modalidades de tratamento para o câncer, com muito orgulho de onde me formei”, afirma Teresa, graduada em 1992.

A enfermeira faz questão de ressaltar a atuação baseada em evidências científicas. “Temos em nossa instituição um setor de enfermagem baseado em evidências para nortear a equipe como um todo. Quando você atua seguindo evidências científicas, produz o efeito proposto e planejado para o cuidado de excelência, pois além de segurança, você aplica conhecimento”, frisa.

Teresa conta sobre a referência do hospital na América Latina com certificado Magnet, certificação de boas práticas e estratégias de enfermagem, o padrão ouro na área.

 “Minha área é extremamente especializada, tanto que para obtermos certificados da Joint Commission Internacional (JCI), da Foundation for the Accreditation of Cellular Therapy (FACT) e o selo Magnet, só se aceitam enfermeiros especialistas no setor, ou em Oncologia/hematologia/hemoterapia”, explica.

 Teresa é especialista em oncologia pelo A.C. Camargo Cancer Center e tem título de especialista pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). Natural de Pacaembu (SP), atualmente reside em Jundiaí (SP).

 

FAI Ex Aluna FEO Teresa Grosso Nogueira (2)Ex Aluna FEO Teresa Grosso Nogueira (1)Ex Aluna FEO Teresa Grosso Nogueira (6)Ex Aluna FEO Teresa Grosso Nogueira (5)Ex Aluna FEO Teresa Grosso Nogueira (4)Ex Aluna FEO Teresa Grosso Nogueira (3)Ex Aluna FEO Teresa Grosso Nogueira (7)

 

Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Legenda: Teresa trabalha há 20 anos na área de hematologia e transplante de medula óssea do Hospital Albert Einstein

 

Diretor da Divisão de Comunicação
Daniel Torres de Albuquerque – MTb.: 51.540/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

 

Número da unidade consumidora na conta de luz será atualizado em janeiro

04/12/2025   16h24 Objetivo da mudança que valerá em todo o país é aumentar eficiência, transparência e a qualidade das informações utilizadas para gestão e operação

Visitação para empresas interessadas no antigo prédio do IBC continua aberta

04/12/2025   15h42 Edital com as informações está disponível em https://www.adamantina.sp.gov.br/portal/editais/0/1/1752/ Continua aberta à visitação para interessados em participar do edital de concorrência pública do antigo

Secretaria Municipal de Educação implementa ações do Programa Prefeitura de Excelência

04/12/2025   15h26 Ação contou com o apoio de Diego Calegari, secretário de educação de Joinville, que é o município que hoje tem a melhor pontuação

00:00