Viveiro Municipal “Florescer” é inaugurado

05/06/2024 17h55

São produzidas mudas ornamentais a partir de sementes, estaquias, enxertias e alporquias, sendo que muitas destas sementes e estacas são doadas pela população ou coletadas de matrizes cultivadas no Viveiro


Foi inaugurado na manhã de hoje (5) o Viveiro Municipal “Florescer” que funciona no recinto poliesportivo. A solenidade contou com a presença do prefeito Márcio Cardim, vice-prefeita Maria de Lourdes Santos Gil “Dinha”, secretários municipais, professores e alunos dos 4º anos da EMEF Navarro de Andrade que participam do programa de educação ambiental promovido pela SAAMA.

O Viveiro produz mudas ornamentais a partir de sementes, estaquias, enxertias e alporquias, sendo que muitas destas sementes e estacas são doadas pela população ou coletadas de matrizes cultivadas no Viveiro.

O viveiro é utilizado, também, para promover junto às escolas ações de educação ambiental estimuladoras do cultivo, proteção e ampliação das áreas públicas de ajardinamento no município e até o momento foram produzidas em torno de 600.000 mudas.

“Imenso prazer em inaugurar o viveiro de mudas ornamentais no dia do meio ambiente junto com os alunos, porque faremos uma semana alusiva a data”, disse Thiago Ribeiro Benetão, secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA).

Benetão ainda lembrou que o viveiro foi criado tendo como objetivo tornar a cidade mais bonita por um custo mais acessível.

“Nossa secretaria trabalha com a sustentabilidade e o viveiro foi construído com esse foco, utilizando materiais pertencentes a Prefeitura, porém sem utilização. Na produção das mudas utilizamos até 5 vezes as bandejas que são descartáveis e, ainda, utilizamos o composto orgânico como substrato que é proveniente do Centro de Compostagem”, disse.

A vice-prefeita Maria de Lourdes Santos Gil disse que a cidade está bonita e bem cuidada e com o viveiro o município economiza para investir em outras áreas.

“Não seria possível adquirir essa quantidade de mudas a preço de mercado e só com o viveiro é possível fazer a troca periódica das plantas. Parabéns pelo trabalho que tem sido feito. Precisamos proteger e cuidar do meio ambiente e isso acontece no Centro de Compostagem e com a educação ambiental oferecida para as crianças”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Na ocasião, os alunos da EMEF Navarro de Andrade puderam conhecer os métodos de cultivo e tiveram ainda a oportunidade de aprender e realizar o plantio de algumas mudas a partir de estacas e levá-las para cultivar em casa.

 

Viveiro Municipal 1Viveiro Municipal 2Viveiro Municipal 3Viveiro Municipal 4
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato

Fundo Social de Solidariedade realiza entrega de alimentos à Paróquia Nossa Senhora de Fátima

04/05/2026   15h57 A solidariedade da população de Adamantina já começa a fazer a diferença. O Fundo Social de Solidariedade realizou, nesta segunda-feira (4), a entrega

Feira do Produtor Rural avança em Adamantina com nova rodada de discussões

04/05/2026   14h51 A implantação da Feira do Produtor Rural em Adamantina segue avançando com mais uma etapa de planejamento. Produtores do município participaram da terceira

Novo fundo eleva status internacional do gado paulista

04/05/2026   14h45 Iniciativa garante acesso da carne paulista a mercados de ponta Contribuição começa junto com atualização do rebanho. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação Agência

00:00