SP terá recuperação semestral para alunos da rede estadual com baixo rendimento

06/06/2024 18h13

Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio serão encaminhados ao reforço a partir de avaliações bimestrais com provas no final de cada semestre

Qui, 06/06/2024 – 11h16 | Do Portal do Governo

A recuperação semestral é voltada para estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou nesta quarta-feira (5) uma resolução que estabelece a recuperação semestral de estudantes que apresentarem baixo rendimento. A nota dos dois bimestres anteriores vai estabelecer se os estudantes devem ou não ser encaminhados para realizar a prova de recuperação. Se a média dos bimestres for abaixo de 5 em quaisquer disciplinas, o aluno deverá obrigatoriamente fazer nova prova para tentar recuperar sua nota. A nova nota substituirá a menor entre os dois bimestres anteriores, contribuindo para reduzir as defasagens.

A proposta de reforço é voltada a estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. A recuperação prevê que, por até duas semanas, as aulas serão focadas em conteúdos que os estudantes tiveram mais dificuldade na Prova Paulista, que é a avaliação bimestral da Seduc-SP. A primeira prova de recuperação será no dia 5 de agosto e os estudantes da rede terão duas semanas letivas de estudos focados na revisão de conteúdos – a semana de 1 a 5 de julho, última antes das férias do meio do ano, e de 29 de julho a 2 de agosto.

LEIA TAMBÉM: Educação de SP propõe estágio remunerado para alunos do Ensino Médio

Outro ponto que a resolução aborda e que pode ajudar alunos com maior dificuldade é o estabelecimento de um professor-tutor para estudantes de 1º a 3º anos do Ensino Fundamental, que é o ciclo de alfabetização. Esse professor será um segundo docente em sala de aula, três vezes por semana (duas de português e uma de matemática) para ajudar estudantes com defasagens. As escolas com mais de 20% dos alunos do 2º ano no nível pré-leitor, de acordo com a avaliação de fluência leitora realizada anualmente pela Seduc-SP, deverão obrigatoriamente receber um professor-tutor. Todas as outras escolas de anos iniciais também poderão aderir. Essa ação tem um custo estimado de R$ 82 milhões por ano.

“O objetivo dessas ações é que os alunos tenham um diagnóstico rápido das suas dificuldades e que os professores estabeleçam, com todo o apoio da Seduc-SP, um conjunto de atividades para que os estudantes se recuperem e possam seguir o ano letivo mais apropriados dos conteúdos das matérias”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.

No período da recuperação e aprofundamento das aprendizagens, as turmas de Ensino Médio poderão contar com o auxílio de alunos monitores, desde que devidamente acompanhados de um professor. O “Aluno Monitor” faz parte de um projeto de lei encaminhado na última semana pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que prevê que estudantes do Ensino Médio regular se tornem monitores de estudantes, com o pagamento de bolsa-monitoria, com valor previsto de R$ 400 mensais. Esse programa deve entrar em vigor em 2025, se aprovado pela Alesp.

Juridicando participa de reunião com avaliador do Prêmio Innovare e reforça parceria com projeto “Desvendando o Direito”

03/07/2026   17h13 Projeto de Extensão do curso de Direito da FAI, existente desde 2022, auxilia na divulgação de conteúdos jurídicos educativos produzidos pela iniciativa da

Da FAI para o mundo: alunos de Enfermagem e Medicina publicam estudo na principal revista científica internacional de acesso aberto do mundo em Saúde Materno-Infantil

03/07/2026   17h04 Estudo desenvolvido por estudantes da graduação analisa mais de 4,3 milhões de nascimentos em São Paulo e traz descobertas inéditas que poderão contribuir

FAI abre inscrições para os Congressos Científicos e celebra duas décadas de incentivo à pesquisa

03/07/2026   16h48 Maior evento de iniciação científica da região, os congressos da FAI chegam à 20ª edição consolidando duas décadas de incentivo à pesquisa, à

00:00