CNPq: alunos de Etecs e Fatecs podem concorrer a bolsas de iniciação científica

12/06/2024 17h45

Programas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica são voltados a estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior

Qua, 12/06/2024 – 12h01 | Do Portal do Governo

Com duração de um ano a partir de setembro, bolsas serão concedidas nas modalidades Pibiti, Pibic e Pibic-EM

Estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) já podem se inscrever para concorrer a bolsas de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores orientadores dos projetos devem enviar as submissões até 28 de junho pela internet – mais detalhes nos editais abaixo.

Serão concedidas três modalidades de bolsas. Tanto o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), quanto o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic), são voltados a estudantes de Ensino Superior, sendo o segundo direcionado especificamente a alunos de graduação tecnológica.

Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica para o Ensino Médio (Pibic-EM) tem a missão de incentivar talentos potenciais entre estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Integrado da rede pública, mediante a participação em atividades de pesquisa. A bolsa tem duração de um ano, com início em setembro.

“Por meio desses programas, espera-se ampliar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, avalia o presidente do Comitê Institucional de Iniciação Cientifica e Tecnológica do CPS, Fernando de Almeida. “Também queremos contribuir com a formação de recursos humanos, além da produção de conhecimento e sua aplicação prática para solução de problemas no mercado de trabalho”, completa a vice-presidente do comitê, Rosemeire dos Santos Almeida.

Confira as informações nos editais:

Pibic-EM

Encontro mobiliza mulheres empreendedoras e fortalece Programa Feira da Mulher Empreendedora em Adamantina

20/03/2026    15h28 A Prefeitura de Adamantina realizou, na noite de ontem, quinta-feira (19), um encontro voltado ao fortalecimento do empreendedorismo feminino no município. A

Linhas telefônicas ainda instáveis em Adamantina em razão de adequações na rede

20/03/2026   15h21 A Prefeitura de Adamantina informa que os telefones de diversos órgãos municipais, assim como de estabelecimentos comerciais da cidade, continuam apresentando dificuldades temporárias

“Março Lilás”: ação especial amplia atendimento à saúde da mulher em Adamantina na próxima terça-feira (24)

20/03/2026   15h09 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima terça-feira (24) uma ação especial em alusão ao “Março

00:00