Alunos e professor do Centro Universitário têm projeto aprovado no Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo

15/07/2024 17h04

Projeto fala sobre a Síndrome de Kienböck, uma condição rara e progressiva que afeta o osso semilunar do carpo

Por Jéssica Nakadaira

Os alunos do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina, William Roberto Schluchting, Marina Bressanti Bordim, Queren Hapuque de Morais Raddi e Fernanda Leticia Azedo conquistaram aprovação do projeto científico no 30º Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo (COTESP).

O orientador do projeto, denominado “Síndrome de Kienböck: uma revisão bibliográfica”, foi o Prof. Me. Fábio José Martins Pinto, médico especialista em Ortopedia e Traumatologia, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e docente do curso de Medicina do Centro Universitário.

O trabalho fala sobre a Síndrome de Kienböck, uma condição rara e progressiva que afeta o osso semilunar do carpo, resultando em degeneração e necrose avascular do osso. O principal objetivo foi apresentar uma atualização sobre a evolução clínica, diagnóstico diferencial e abordagem terapêutica adotada sobre a síndrome, oferecendo uma contribuição valiosa para o âmbito clínico. “A aprovação do nosso projeto foi uma grande surpresa, pois o COTESP é um evento grandioso, de nível estadual. Foi uma excelente oportunidade de expor os conhecimentos adquiridos e pesquisar ainda mais sobre a área da ortopedia, a qual nos interessa muito. Agradecemos ao orientador Prof. Me. Fábio José Martins Pinto, ao coordenador de Comunicação Científica Prof. Dr. Guilherme Batista do Nascimento e à instituição, que sempre incentivaram a pesquisa e estudos”, ressaltam os alunos.

O 30º Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo (COTESP) aconteceu nos dias 27 a 29 de junho, em Marília, reunindo grandes nomes da ortopedia nacional e internacional.

“Muito orgulho dos nossos alunos, que servem de exemplo para mostrar que, como disse Leonardo da Vinci, aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”, ressalta o orientador do projetoProf. Me. Fábio José Martins Pinto.

 

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Governo de SP regulamenta Lei do SUAS e fortalece gestão da assistência social em todo o estado

24/06/2026   15h38 Regulamentação consolida a assistência social como política de Estado, fortalece o apoio aos municípios e amplia a efetividade da proteção social à população

Energisa promove palestras sobre riscos elétricos para estudantes e trabalhadores da região

24/06/2026   15h25 Equipes da Energisa Sul-Sudeste estão mobilizadas em uma ação de conscientização sobre os riscos elétricos e prevenção de acidentes na região. Nesta quarta-feira

CRBM1 participa do Encontro de Biomedicina da Nova Alta Paulista na FAI Adamantina e destaca diálogo com a Saúde Municipal

24/06/2026   15h18 O Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM1) participou do Encontro de Biomedicina da Nova Alta Paulista (EBNAP), realizado nos dias 29

00:00