Com 21 anos de FAI, Prof. Dr. Claudio Spínola Najas se aposenta e deixa legado de ensino na Fisioterapia

16/07/2024 17h56

Najas contribuiu com a formação de centenas de alunos


Por Jéssica Nakadaira

Quem dedica a vida para a educação, deixa um legado de sabedoria e inspiração para várias gerações. É o caso do Prof. Dr. Claudio Spínola Najas, que foi docente no curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Adamantina por 21 anos e agora se aposentou.

Najas é doutor em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (2017), Mestre em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP (2009) e formado em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986). Atualmente, é professor da Universidade do Oeste Paulista e coordenador de pós-graduação em Fisioterapia da Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Cardiorrespiratória, atuando principalmente nos seguintes temas: bronquiectasia, pico de fluxo, manovacuômetro, teste ergométrico e condicionamento físico.

A coordenadora do curso, Prof.ª Dra. Leandra Navarro Benatti, salienta o trabalho extremamente sério realizado pelo profissional em sala de aula, na Clínica Escola e na Santa Casa de Adamantina. “O Prof. Dr. Cláudio Spínola Najas, que carinhosamente chamamos de ‘Claudião’ na Fisioterapia, deixa um legado de uma vida acadêmica na área de Fisioterapia Hospitalar, participando da formação de 20 turmas concluintes e de mais três em curso. Em nome dos alunos, professores, fisioterapeutas e funcionários do Curso de Fisioterapia e da Fisioclínica, agradeço por tudo o que vivemos juntos nesses anos e pelo o que nos ensinou e compartilhou na Fisioterapia Hospitalar e na vida diária. Já sentimos saudades da rotina e da sua presença incomparável, mas pessoalmente, tenho certeza que estará sempre próximo de alguma forma, visto que o respeito, amizade e reconhecimento são mútuos em relação ao curso, às pessoas e à Instituição”, diz.

A Pró-Reitora de Ensino, Prof.ª Dra. Fulvia de Souza Veronez, destaca as contribuições do docente na formação dos alunos. “Nossa gratidão por contar com o professor Claudio, que acompanhou toda a trajetória do curso de Fisioterapia até então e contribuiu com sua competência e responsabilidade para a formação de centenas de profissionais”, ressalta.

Crédito da Foto: Arquivo Pessoal
Legenda: O Prof. Dr. Cláudio deixa um legado de uma vida acadêmica na área de Fisioterapia Hospitalar, participando da formação de 20 turmas concluintes e de mais três em curso

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Governo de SP regulamenta Lei do SUAS e fortalece gestão da assistência social em todo o estado

24/06/2026   15h38 Regulamentação consolida a assistência social como política de Estado, fortalece o apoio aos municípios e amplia a efetividade da proteção social à população

Energisa promove palestras sobre riscos elétricos para estudantes e trabalhadores da região

24/06/2026   15h25 Equipes da Energisa Sul-Sudeste estão mobilizadas em uma ação de conscientização sobre os riscos elétricos e prevenção de acidentes na região. Nesta quarta-feira

CRBM1 participa do Encontro de Biomedicina da Nova Alta Paulista na FAI Adamantina e destaca diálogo com a Saúde Municipal

24/06/2026   15h18 O Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM1) participou do Encontro de Biomedicina da Nova Alta Paulista (EBNAP), realizado nos dias 29

00:00