INSS orienta segurados a usarem serviços digitais durante greve

22/07/2024 16h54

Site Meu INSS oferece mais de 100 agendamentos

Publicado em 18/07/2024 – 17:30 Por Agência Brasil – Brasília

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou nesta quinta-feira (18) no terceiro dia. Embora sustente que a paralisação dos servidores não impactou significativamente os serviços prestados à população, o órgão reforçou as orientações a quem precisar de determinados atendimentos.

Segundo o instituto, mais de 100 serviços podem ser agendados por meio do site Meu INSS; pela plataforma de mesmo nome, que tem versão para celular (app) ou pela central de atendimento telefônico 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

O INSS também orienta os cidadãos que necessitarem de atendimento pericial para a obtenção do auxílio-doença a utilizarem o Atesmed, serviço de avaliação remota de documentos que o instituto implantou prometendo tornar a análise mais rápida e menos burocrática, dispensando a realização de perícia presencial.

Nos casos de perícia médica já agendada para benefício por incapacidade temporária, o segurado pode pedir conversão de agendamento de perícia para o Atestmed. “Para os demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou Meu INSS”, orienta o instituto.

Os servidores do INSS entraram em greve na terça-feira (16), por tempo indeterminado.

Reivindicações
Além da recomposição de perdas salariais dos últimos anos, os servidores reivindicam a reestruturação e o reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado; o cumprimento do acordo de greve de 2022; o nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social; incorporação de gratificações; jornada de trabalho de 30 horas para todos e cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei; revogação de normas que determinam o fim do teletrabalho e estabelecimento de programa de gestão de desempenho; condições de trabalho e direitos do trabalho para todos, independente da modalidade de trabalho; fim do assédio moral institucional; e reestruturação dos serviços previdenciários.

Um novo balanço do impacto da paralisação será divulgado ainda nesta quinta-feira.

 

Edição: Fernando Fraga
Foto: Raffa Neddermeyer
Fonte: Agência Brasil

Nutrição da FAI promove oficina prática sobre alimentação saudável com alunos do Colégio Objetivo

12/03/2026   16h43 Iniciativa aproximou teoria e prática ao levar alunos do ensino fundamental para “colocar a mão na massa”  Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP

Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo

12/03/2026   15h44 Guerra no Irã vem elevando os preços do barril no mercado global Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil Publicado em 12/03/2026

Primeira fase da 18ª Copa FAI de Futsal em Adamantina tem 156 gols em 24 jogos

12/03/2026    15h22 A Copa FAI de Futsal encerrou sua primeira fase com a disputa da 8ª rodada, realizada no Ginásio Paulo Camargo, em Adamantina.

00:00