Com chegada de frente fria, Energisa indica cuidados com as instalações elétricas

09/08/2024 16h33

Equipamentos podem ficar mais sensíveis e sofrer com a sobrecarga com as viradas bruscas do clima.

Uma frente fria chegou às cidades atendidas pela Energisa Sul-Sudeste e deixará o tempo instável e com condições para chuva moderada a localmente intensa nos próximos dias. Com essa queda brusca de temperatura, é importante ficar atento aos equipamentos ligados a luz.

O destaque será à noite nas regiões paulistas de Assis e de Presidente Prudente. As rajadas de vento são esperadas com valores de aproximadamente 40 a 50 km/hem todas as regionais, conforme a consultora para o clima da Energisa, Ana Paula Paes.

Nesta sexta-feira (9), nos períodos da manhã e tarde, a frente fria deve provocar chuva principalmente nas regiões de Prudente e Assis. Os municípios também podem ter ventos mais intensos.

“As temperaturas estarão elevadas antes da passagem da frente fria e após a passagem desse sistema uma massa de ar frio deve influenciar o tempo na região”, destaca Ana Paula.

Prevenção

Segundo o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Rodrigo Pontes Garcia, a falta de manutenção ou cuidado com equipamentos pode provocar acidentes domésticos.

“Para dar um exemplo, é aquele fio fino demais para receber uma forte carga demandada pelo chuveiro trabalhando muito quente. Ou uma extensão que não é própria para ser plugada a um secador de cabelo. Nestas condições, há chance maior de um superaquecimento, podendo ocasionar um incêndio e aumento na conta de energia”, explica o coordenador.

Confira mais dicas para prevenir problemas com redes de energia no frio:

Se perceber algum cheiro diferente, fumaça ou barulho estranho em equipamentos elétricos, desligue-os imediatamente. O mesmo vale para aparelhos ou tomadas que estão superaquecendo.

As indicações dos fabricantes precisam serem levadas a sério. Leia o manual ou entre em contato com o fabricante. O mau uso pode gerar acidentes.

Certifique-se de que sua casa suporta a corrente elétrica dos equipamentos, principalmente os que puxam mais carga.

Caso precise falar com a Energisa, a população pode entrar em contato pelos canais de atendimento:

Aplicativo para celular Energisa On
Whatsapp/Gisa: gisa.energisa.com.br
Site www.energisa.com.br
Call center – 0800 70 10 326

Stephanie Fonseca Farias
Prestador de Serviço – COORDENACAO
DE COMUNICACAO E MARKETING BP

Nutrição da FAI promove oficina prática sobre alimentação saudável com alunos do Colégio Objetivo

12/03/2026   16h43 Iniciativa aproximou teoria e prática ao levar alunos do ensino fundamental para “colocar a mão na massa”  Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP

Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo

12/03/2026   15h44 Guerra no Irã vem elevando os preços do barril no mercado global Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil Publicado em 12/03/2026

Primeira fase da 18ª Copa FAI de Futsal em Adamantina tem 156 gols em 24 jogos

12/03/2026    15h22 A Copa FAI de Futsal encerrou sua primeira fase com a disputa da 8ª rodada, realizada no Ginásio Paulo Camargo, em Adamantina.

00:00