SP tem sistema que permite pesagem de caminhões em movimento nas rodovias

10/09/2024 15h31

Redação

  • Publicado em 10/09/2024 – 12:02

Prevista no contrato regido pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a tecnologia High Speed Weigh in Motion (HS-WIM) realiza a pesagem de caminhões e carretas em movimento nas rodovias. Nos trechos sob concessão, são seis pórticos instalados em funcionamento (veja lista abaixo).

O sistema permite que seja feita a triagem dos veículos pesados na própria faixa de rolamento e em velocidade de operação, sem necessidade de entrar no Posto Geral de Fiscalização (PGF) para realizar a triagem pela balança seletiva. Caso o veículo não esteja com sobrepeso, o motorista é avisado por meio do Painel de Mensagem Variável (PMV) para seguir viagem.

Se for detectada alguma anomalia, como excesso de peso ou problemas de dimensões estruturais, aparecerá no PMV a mensagem “Pesagem Obrigatória”, indicando que o motorista se dirija até o PGF para fazer a pesagem habitual. No local, o agente de fiscalização irá emitir o auto de infração. A multa pode variar de R$ 130,16 a R$ 293,47, proporcional ao peso excedente, com a perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

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Segundo José Tavares, supervisor de equipes da Diretoria de Operações da Artesp, veículos de carga que trafegam sobrecarregados são um agravante para a segurança e conservação das rodovias. “O excesso de peso potencializa o risco de acidentes por conta da alteração nas condições de dirigibilidade dos veículos como elevação do eixo do centro de gravidade, aumento da relação peso/potência e sobrecarga no sistema de frenagem. Além disso, provoca o desgaste do pavimento e reduz a sua vida útil.”

Dessa forma, o sistema de pesagem em movimento (HS-WIM) garante efetividade na fiscalização com operação 24 horas ininterruptas sem necessidade de presença humana; maior durabilidade do pavimento devido à diminuição do excesso de peso; segurança viária e conforto aos motoristas, já que apenas os veículos com excesso de carga ou com irregularidades precisarão entrar no posto de pesagem para aferição.

Funcionamento da tecnologia HS-WIM

Os pórticos instalados sobre as faixas de rolamento são equipados com câmeras, leitoras de tags de radiofrequência, scanner laser e câmeras panorâmicas. Os sensores de peso são instalados no pavimento da rodovia e, com a integração dos equipamentos, é possível detectar e classificar o veículo, o peso bruto total, peso por eixo e por conjunto de eixo, além de identificar a placa do veículo e suas dimensões (altura, largura, comprimento).

Localização do sistema em rodovias concedidas:

Entrevias

  • SP-330 – km 373 Norte – em funcionamento
  • SP-330 – km 373 Sul – em funcionamento
  • SP-330 – km 448 Sul – em funcionamento
  • SP-322 – km 358 Leste – em funcionamento

Eixo SP

  • SP-310 – km 197 Sul – em funcionamento
  • SP-294 – km 644 Leste – em funcionamento

Estão em fase final de implantação mais dois sistemas na Entrevias e dois na Eixo SP, além de três na EcoNoroeste, dois no Rodoanel Norte e em novos contratos.

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