Governo de SP inicia testes com produto que apaga fogo 5 vezes mais rápido que uso de água

27/09/2024 17h19

Redação

  • Publicado em 27/09/2024 – 09:55

O Governo de São Paulo iniciou testes com um produto capaz de combater os incêndios florestais cinco vezes mais rápido que o uso da água. A substância também possui efeito retardante, ou seja, impede que o incêndio comece novamente em áreas que já estavam controladas.

Testes realizados pela Defesa Civil em ambiente controlado mostraram a extinção de um foco de fogo em um minuto e 40 segundos com o produto, enquanto a água conseguiu controlar situação semelhante em 5 minutos. O líquido vermelho já foi testado também em um incêndio real na região de Ribeirão Preto no início de setembro, com resultados satisfatórios.

A Defesa Civil calcula que a substância reduza em até 60% os gastos com aeronaves utilizadas em grandes queimadas, levando em conta o tempo ganho na substituição da água.

LEIA TAMBÉM: Para conscientizar população, SP leva imagens de incêndios para estações de trem, metrô e ônibus


Testes realizados pela Defesa Civil em ambiente controlado mostraram a extinção de um foco de fogo em um minuto e 40 segundos. Foto: Governo de SP

O produto de origem nacional é usado como fertilizante na produção agrícola. Segundo dados do fabricante, ele “não causa efeito deletério às plantas, aos microbiomas do solo, de plantas, de águas naturais e de resíduos orgânicos e é atóxico ao manuseio e manejo humano”. Também não foram relatadas reações em animais.

A expectativa é utilizar este produto em situações como as ocorridas nas últimas semanas, quando os incêndios atingiram grandes proporções e colocaram em risco áreas urbanas e reservas florestais. O uso do produto ocorrerá dentro de critérios preestabelecidos, como incêndios que estejam perto de residências, atinjam áreas muito extensas ou coloque em risco as reservas florestais do estado.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil de SP prepara moradores de Embu das Artes para ocorrências de incêndio e deslizamentos

Coordenador de Medicina da FAI é credenciado como orientador de mestrado e doutorado na USP

07/05/2026   10h13 Prof. Dr. Alessandro Ferrari Jacinto passa a integrar o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da EACH-USP Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O

Adamantina intensifica mobilização do Maio Laranja com foco na proteção de crianças e adolescentes

07/05/2026   15h53 Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, segue ampliando as ações da

Prefeitura de Adamantina desenvolve ações do Maio Amarelo com foco na conscientização e redução de acidentes

07/05/2026   15h32 A Prefeitura de Adamantina promove durante o mês de maio uma série de ações dentro da campanha Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização

Secretaria de Assistência Social de Adamantina participa do Encontro Regional do CONGEMAS Sudeste

07/05/2026   15h11 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participa do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de

00:00