O Brasil comemora o “Dia da Bandeira”

19/11/2024 17h57

Dia da Bandeira

19 de novembro

Publicado em 18/11/2024 11h26 | Atualizada em 18/11/2024 15h10

No dia 19 de novembro, comemoramos o 135º aniversário de criação da Bandeira do Brasil, símbolo maior de nossa Nação, que reflete toda nossa história, conquistas e valores.

Idealizado por Raimundo Teixeira Mendes, o atual Pavilhão manteve as cores da Bandeira do Brasil Imperial, trazendo o verde da Casa de Bragança, que hoje evoca as vastas florestas e a exuberante natureza do Brasil, e o amarelo da Casa de Habsburgo, da Imperatriz Leopoldina, matriarca de nossa Independência, que simboliza, ainda, a riqueza de nossos recursos naturais. A esfera azul, representando as constelações do céu do Rio de Janeiro na data da Proclamação da República, nos remete às unidades federativas, irmanadas no mesmo propósito de “Ordem e Progresso”, que inspirou os fundadores da República e as várias gerações de brasileiros que os sucederam na busca pela paz, pela estabilidade e pelo desenvolvimento do país.

Ao rendermos nossa homenagem no dia de hoje, entoando o Hino à Bandeira, de autoria do poeta Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar, reflitamos sobre suas estrofes, que traduzem a grandeza de nossa Pátria e os nossos deveres para com ela, fazendo cada qual a sua parte, a fim de que paire sempre, sobre a Nação Brasileira, o “Pavilhão da Justiça e do amor”.

Estandarte da coesão nacional, que tremula em todas as Organizações Militares, ornamenta e distingue o nosso uniforme, no Brasil e no exterior. É, pois, o emblema da identidade nacional, que evoca os feitos heroicos do passado e a esperança de um futuro próspero e grandioso. Na sua presença, renovamos, em nossos corações, o compromisso de nos dedicarmos inteiramente ao serviço da Pátria, cuja honra, integridade e instituições, seguiremos defendendo, mesmo que com o sacrifício da própria vida.

Assim, ao meio-dia de hoje, a tropa formada rende sua homenagem às novas flâmulas, hasteadas nos quartéis de norte a sul do País, simbolizando o caráter perpétuo e duradouro do Brasil, cujo dever de guardá-lo recai, inexoravelmente, nos ombros de cada um de nós.

Soldados de Caxias! Orgulhem-se da nobre missão constitucional de defender a nossa Bandeira, “querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil”, reafirmando os nossos valores e cultuando as nossas tradições.

Brasília-DF, 19 de novembro de 2024.

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

FAI entra em recesso de fim de ano a partir de 20 de dezembro

18/12/2025    16h24 Atividades retornam no dia 5 de janeiro Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina entrará em recesso das atividades administrativas a partir deste

Egresso de Agronomia da FAI conquista 4º lugar em Mestrado na Unesp de Ilha Solteira

18/12/2025    16h15 Mateus Eduardo do Rio desenvolverá pesquisas na linha de Ecofisiologia, com foco no uso de reguladores hormonais em culturas agrícolas Por Gustavo

Vivaleite ultrapassa 1,4 milhão de litros distribuídos na região de Presidente Prudente em 2025

18/12/2025   17h43 Governo de São Paulo destinou R$ 7 milhões para garantir a entrega do leite em municípios da região O Vivaleite, maior programa de

00:00