Alunos de Medicina usam programa de rádio para falar sobre hipertensão arterial a grupos de risco

16/12/2024

Ao todo, foram desenvolvidos 14 trabalhos sobre assuntos diversos ligados à atividade de extensão da disciplina de Gestão em Saúde II

Por Daniel Torres


Com o objetivo de divulgar ações de prevenção e tratamento da hipertensão arterial, um grupo de alunos do 6º termo do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (FAI) recorreu ao rádio para se fazer ouvido pela população de risco, que são as pessoas a partir dos 50 anos de idade.

A atividade fez parte da disciplina de Gestão em Saúde II, ministrada pelo Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon. A ideia da comunicação pelo rádio partiu do estudante José Augusto Machado, que solicitou a participação de integrantes do grupo no programa “Saúde é o que interessa”, apresentado pelo também docente de Medicina da FAI, Prof. Esp. Guilherme Dias Bonadirman, e veiculado pela Rádio Life FM (107,9 MHz) e pelas redes sociais.

Os alunos José Augusto Machado e Ana Júlia Vasconcelos Moraes, que também são integrantes da Liga Acadêmica de Clínica Médica da FAI, foram entrevistados no programa. “Nesse bate-papo a gente falou principalmente sobre como se prevenir da hipertensão, falando que a hipertensão é silenciosa, enfim. Foi um sucesso. No YouTube foram quase 200 visualizações e no Facebook, quando eu vi, tinha mais de 1,2 mil visualizações”, comemorou José Augusto.

Segundo o Prof. Dr. Fábio Botteon, a disciplina em questão incentiva os alunos a desenvolverem atividades de educação em saúde. “[Nesta disciplina] a gente fala sobre a política nacional de educação em saúde. Nessa política nacional, eu pedi para que cada grupo da sala desenvolvesse uma temática e fosse trabalhar no seu cenário. [Os alunos desse grupo específico] preferiram fazer algo no rádio, mas teve muita gente que fez roda de conversa tanto com a população quanto com agentes comunitários”, explicou o docente.

Outros trabalhos
A atividade da disciplina foi aplicada para as turmas A e B do 6º termo de Medicina. “Foram sete grupos em cada sala, sendo sete da turma A e sete da turma B. Então, teve [trabalhos sobre] depressão, doenças sexualmente transmissíveis, doenças crônico-degenerativas, cuidados com a saúde desde alimentação, atividade física etc.”, detalhou Botteon.

De acordo com o docente, a atividade desenvolvida se deu para a finalização da disciplina, como atividade de extensão, a fim de aplicar os conceitos da Política Nacional de Educação e Saúde junto da população e dos agentes comunitários.

“Eles fizeram primeiro uma pesquisa e entrevistaram todos os profissionais, desde a enfermeira, médico, até a faxineira das unidades de saúde do município, viram as demandas deles e depois fizeram uma entrevista similar com a população, vendo a carência da população e, em cima dessa carência, eles elaboraram os trabalhos”, prosseguiu.

O resultado da atividade foi positivo por haver alcançado todas as unidades de saúde de Adamantina. “Outro grupo, por exemplo, fez até um QR Code com orientação de como a unidade [de saúde] do CECAP atende, qual horário, qual especialidade, como faz para agendar, tudo com orientação para a população. Então, foi algo bem interessante, muito legal”, concluiu Fábio Botteon ao lembrar que, ao todo, foram desenvolvidos 14 trabalhos ligados a essa atividade da disciplina de Gestão em Saúde II.

Legenda da fotoOs alunos Ana Júlia Vasconcelos Moraes e José Augusto Machado, do 6º termo de Medicina e que também são integrantes da Liga Acadêmica de Clínica Médica da FAI, foram entrevistados no programa “Saúde é o que interessa”, transmitido pela Rádio Life FM e pelas redes sociais

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

FAI presta atendimentos à comunidade em 15 de março

27/02/2025 10h27 Na Praça Élio Micheloni, das 7h30 às 10h30, serviços gratuitos englobarão os quatro departamentos da instituição Por Priscila Caldeira A primeira Ação Social

Ex-aluna da FAI é aprovada em residência na UNESP de Botucatu

27/02/2025 10h25 Ligia se formou em Medicina Veterinária em dezembro de 2024 Por Jéssica Nakadaira A ex-aluna do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário

Governo de SP oferece capacitação para inteligência artificial, que promete transformar mercado de trabalho

27/02/2025 10h22 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e plataforma StartSe oferecem curso gratuito IA Para Todos para um milhão de pessoas A jornada de aprendizado é

00:00