Governo de SP capacita 150 pequenos negócios para exportação; inscrições estão abertas

29/01/2025 15h40

Programa online de capacitação é voltado para empresas de diferentes segmentos e de qualquer região do estado


Ao longo de quatro meses, os empreendedores vão participar de 20 aulas coletivas. Foto: Governo de SP

Agência SP
Publicado em 29/01/2025 – 08:17

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) vai capacitar 150 micro, pequenas e médias empresas, além de startups e produtores rurais interessados em exportar produtos e serviços. Executado pela InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à SDE, o Exporta SP (Programa Paulista de Capacitação para Exportação) abriu inscrições para sua turma do 1º semestre de 2025. Empreendedores de qualquer região do estado e de qualquer setor podem se cadastrar pelo site da InvestSP.

Com a nova turma, o Exporta SP vai superar a marca de 1,3 mil empresas capacitadas desde a criação do programa. Ao longo de quatro meses, os empreendedores participam de 20 aulas coletivas com representantes da InvestSP e da Fundação Instituto de Administração (FIA). A qualificação é gratuita!

O treinamento é 100% online e, após os quatro meses de capacitação, os empreendedores também são acompanhados por especialistas por até dois anos. Entre os objetivos do programa está aumentar a competitividade, o faturamento e a segurança das pequenas empresas, que, ao acessarem o mercado internacional, passam a desenvolver novas habilidades e ampliam suas fontes de receita.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP oferece curso online de finanças pessoais

Além das 20 aulas com representantes da InvestSP e da FIA, o Exporta SP conta com mentorias individuais: momentos nos quais o pequeno empresário pode debater as necessidades e as características específicas de cada negócio com um especialista. A capacitação aborda os temas que mais desafiam os empreendedores no processo de internacionalização de seus produtos e serviços, como: definição de preços, inteligência comercial, marketing, contratos internacionais, logística e vendas.

Mais de 40% das empresas brasileiras que exportam – cerca de 11 mil – ficam no estado de São Paulo, apontam dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Governo Federal. E a estimativa da InvestSP é de que três de cada quatro são de micro, pequeno e médio porte. “Ao investir na capacitação empreendedora, queremos incentivar os pequenos negócios a buscar novos mercados e mover a alavanca do desenvolvimento que gera renda e emprego, forte diretriz do governador Tarcísio de Freitas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima.

LEIA TAMBÉM: InvestSP amplia atuação e reforça atração de investimentos para o estado

Segundo o presidente da InvestSP, Rui Gomes, os pequenos negócios são responsáveis por mais da metade dos empregos gerados no Brasil e representam quase metade das empresas exportadoras. “Capacitar, abrir novos mercados e apoiar esses empreendedores está diretamente ligado à missão da InvestSP de gerar desenvolvimento, emprego e renda em São Paulo”, afirma.

Para mais informações, visite o site da agência ou entre em contato com a equipe de Promoção de Exportações da InvestSP:

• Site:
www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp
• E-mail: spexport@investsp.org.br
• Telefones: (011) 3100-0349 e (011) 3100-0395

Sanidade animal: campanha de atualização de rebanhos começa nesta quinta-feira (1)

02/05/2025 17h03 A atualização de rebanhos é de fundamental importância para que a Defesa Agropecuária faça um monitoramento eficaz em relação à sanidade dos rebanhos

Pesquisadores desenvolvem formulação em pó para substituir o uso do cacau na produção de chocolate

02/05/2025 16h44 Composição tem compostos bioativos, fenólicos, flavonoides, fibras, lipídios nutricionais, proteínas e carboidratos, além de ter alta capacidade antioxidante| Relatório da Organização Internacional do

Energisa explica como o trabalho de máquinas agrícolas no campo pode impactar o fornecimento de energia

02/05/2025 16h32 Estudo divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) expõe que no ano passado, 17 pessoas perderam a

00:00