Governo de SP lança Programa Jovens Motociclistas para reduzir acidentes de trânsito

11/02/2025 18h01

Projeto visa diminuir acidentes e mortes de motociclistas no trânsito, grupo em que 84% das vítimas fatais em acidentes nas rodovias do DER-SP são homens e 16%, mulheres


Participantes assistiram a um vídeo educativo sobre práticas seguras e participaram de um quiz interativo sobre segurança no trânsito. Foto: DER

Agência SP
Publicado em 11/02/2025 – 15:02

O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER) lançou nesta terça-feira (11) o Programa Jovens Motociclistas. Alinhado à Segunda Década de Ação para a Segurança Viária (2021-2030) da ONU – que propõe o pacto de 50% de redução das mortes e lesões no trânsito até o ano de 2030 –, a iniciativa visa contribuir para a redução dos acidentes envolvendo motociclistas, tendo como prioridade o público jovem, com ações que vão além da fiscalização e focam na mudança efetiva de comportamento nas vias.

Dados de 2024 do Infosiga, do Detran-SP, indicam que a faixa etária de 20 a 29 anos representa 36% das vítimas fatais entre motociclistas nas rodovias administradas pelo DER-SP.


LEIA TAMBÉM: Operação do Detran-SP que combate mistura de álcool e direção cresce 1.000% em 12 anos

Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), do Governo de São Paulo, o DER revelou, através de informações do Departamento e da Polícia Militar Rodoviária, que a participação de motociclistas entre as vítimas fatais, em acidentes registrados nas rodovias estaduais, aumentou cerca de 15% entre 2019 a 2024. Nestas rodovias e estradas administradas pelo DER-SP, a predominância masculina é evidente, com 84% dos óbitos na faixa de 20 a 29 anos sendo registrados entre homens, enquanto as mulheres compõem os 16% restantes.

Atividades para conscientizar
Durante o lançamento do Programa Jovens Motociclistas, na sede do DER-SP, na capital paulista, os participantes assistiram a um vídeo educativo sobre práticas seguras e participaram de um quiz interativo sobre segurança no trânsito, com ênfase no uso obrigatório de equipamentos de proteção, como o capacete, e outras boas práticas de pilotagem defensiva. Ao final das atividades, foram distribuídos folhetos informativos e kits com brindes, incluindo cordões personalizados, protetores de calçado e coletes refletivos, de acordo com a pontuação obtida na ação.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança novo portal Infosiga e reforça ações para reduzir morte no trânsito

Também houve atividades lúdicas e informativas, uma delas “Curta o Circuito”, que simulou a exposição aos riscos do consumo inadequado de bebidas alcoólicas e de outras imprudências no trânsito. Utilizando óculos simuladores de embriaguez, os participantes enfrentaram um circuito de obstáculos, experimentando, na prática, os efeitos da alteração da percepção e da coordenação motora.

Já a atividade intitulada “Consciência x Culpa” consistiu em uma série de perguntas para traçar o perfil do participante – seja ele motociclista, motorista de veículo de passeio/utilitário/ônibus/caminhão ou pedestre, habilitado ou não. O cruzamento das respostas gerou uma avaliação personalizada sobre comportamento individual no trânsito e, ao final, cada participante recebeu um vídeo destacando os riscos associados a atitudes imprudentes.

A iniciativa contou com a parceria do Sindimoto-SP (Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas Intermunicipal do Estado de São Paulo) e da AMA BR (Associação dos Motofretistas de Aplicativos e Autônomos do Brasil), e deve incluir novos eventos educativos ao longo de 2025.

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00