Agronomia da FAI e Sebrae promovem minicurso “Gestão de propriedades rurais”

21/02/2025 18h34

Realizada no último dia 19, atividade foi organizada em conjunto com coordenação do curso, PROEXT e Prefeitura do Município de Adamantina

Por Priscila Caldeira



A fim de proporcionar uma formação complementar aos estudantes e profissionais da área agropecuária, ampliando seus conhecimentos em gestão rural, o curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina promoveu o minicurso “Gestão de Propriedades Rurais”, no último dia 19, das 19h30 às 21h, no Câmpus II. Participaram da atividade produtores rurais e estudantes do 3º e 5º ano.

Ministrado no miniauditório do Bloco V pelo docente da FAI, Prof. Me. Pedro Luis Bilheiro – graduado em Administração, especialista em Planejamento e Gestão Municipal e mestre em Educação –, o minicurso permite a aplicação de conceitos acadêmicos no contexto real das propriedades rurais.

Foram abordadas estratégias de planejamento, controle financeiro, uso de tecnologias e sustentabilidade, visando aumentar a produtividade e a rentabilidade no campo.

Conforme afirma o coordenador do curso de Agronomia, Prof. Dr. José Carlos Cavichioli, a gestão eficiente das propriedades rurais é “essencial” para enfrentar os desafios do setor agropecuário, como oscilações de mercado, custos de produção e exigências ambientais.

“Este minicurso ofereceu conhecimentos práticos e ferramentas modernas para aprimorar a tomada de decisão, garantindo maior competitividade e sustentabilidade no agronegócio”, ressalta.

O evento foi organizado pelo SEBRAE em conjunto com a coordenação do curso de Agronomia, Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e Prefeitura do Município de Adamantina.


Crédito das fotos: Arquivo pessoal
Legenda: Produtores rurais e estudantes do 3º e 5º ano participaram do minicurso

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Fórum de Adamantina abre suas portas para crianças e adolescentes em atividade especial de valorização da Justiça

16/10/2026   10h21 Sob a mensagem “A Justiça também é feita por quem você ama”, a iniciativa reuniu familiares de servidores para vivenciar o ambiente do

Senado aprova aumento de limite e perdão de dívida para MEIs

16/10/2026   10h11 Texto já passou pela Câmara e seguirá para sanção presidencial Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil Publicado em 15/10/2026 – 19:52

Prefeitura de Adamantina recebe apresentação do Sebrae sobre estruturação da gestão pública do turismo

15/10/2026   15h07 Encontro apresentou resultados da segunda consultoria do Programa Cidade Empreendedora, com orientações para aprimorar o planejamento e o desenvolvimento do turismo no município

00:00