Formação para empreendedoras pontua diferenças entre a empreendedora executora e a administradora

13/03/2025 15h38

Feira da Mulher Empreendedora acontecerá no dia 5 de abril no Recinto Poliesportivo Sebastião Pires da Silva




Na noite de ontem (12), foi realizado o primeiro encontro formativo visando a Feira da Mulher Empreendedora que acontece no dia 5 de abril no Recinto Poliesportivo Sebastião Pires da Silva.  Na oportunidade, as empreendedoras realizaram a assinatura do termo de adesão. A programação do primeiro encontro contou com a participação do professor Lucas Braga, do curso de Gestão Comercial da Fatec.

Os encontros terão como temática “Exposição dos Produtos e Visual Merchandising” e o primeiro encontro abordou “Boas-vindas ao empreendedorismo”. Em sua apresentação, Braga explicou sobre o que é ser empreendedora, mostrando que é uma mulher que destrói a ordem econômica existente graças a introdução no mercado de novos produtos/serviços.

“Isso acontece seja pela criação de novas formas de gestão ou por meio da exploração de novos recursos, materiais e tecnologias criativas o que é chamado de inovação disruptiva, que consiste em fazer algo criativo, inteiramente novo e diferente daquilo que existe atualmente”, explicou.

O professor ainda mostrou que existem dois tipos de empreendedoras: a empreendedora executora e a empreendedora administradora. Braga apontou que a empreendedora executora é aquela que possui técnica e está focada em seu produto/serviço, tem orientação a curto prazo, com pouco planejamento, crescimento e mudança.

“Ela dirige o seu negócio da mesma forma como dirige sua família. Tem como característica o fato de ser centralizadora e relutante em delegar autoridade e responsabilidade e seu esforço está focado em vender por meio de ações pessoais. No entanto, quando se está nessa condição, o segredo é aprender o máximo possível sobre gestão do negócio e ampliar a visão do negócio e da empresa”, orientou.

Por outro lado, a empreendedora administradora é aquela que faz uso de um sistema de registro e controle, possui orçamento adequado, oferta precisa do produto e pesquisa de mercado e está sempre de olho na empresa e no mercado (mundo).

“A empreendedora precisa ser tanto executora como administradora, porque o perfil executor só vai funcionar enquanto o empreendimento está no começo e o sucesso dependerá obrigatoriamente do empreendedor administrador. É importante lembrar que as maiores causas de fracasso de novos empreendimentos está na ausência de gestão”, concluiu.

As formações continuarão na próxima quarta-feira (19), com o encontro que vai abordar sobre “Decifrando o Cliente: Como o Comportamento de Consumo Impacta Vendas”. O objetivo é que as participantes explorem a experiência do usuário em lojas físicas e percebam quais são os fatores que influenciam as decisões de compra.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato

Energia furtada na região em um ano daria para abastecer mais de 6 mil famílias

29/01/2026   15h16 Energisa Sul-Sudeste identifica mais de 1 milhão kWh de energia desviada em 2025, nos municípios atendidos na região de Presidente Prudente Mais de

Defesa Civil do Estado alerta para temporais e chuvas persistentes nesta sexta-feira (30) e mobiliza Gabinete de Crise

29/01/2026   13h05 Instabilidades associadas ao calor e à atuação de sistema meteorológico na costa elevam o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos As precipitações devem

Secretaria de Fiscalização e Arrecadação Tributária informa que termina nesta sexta-feira (30) prazo para as empresas MEIs, MEs E EPPs excluídas retornarem ao Simples Nacional

29/01/2026   12h49 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Fiscalização, informa que os microempreendedores individuais anteriormente excluídos do Simples Nacional tem até amanhã

00:00