Secretaria de Assistência Social capacita novos profissionais para Escuta Especializada

15/04/2025 17h17

Procedimento está previsto pela lei 13.431/2017 e visa escutar a criança de forma qualificada, em situações de violência ou suspeita, visando sua proteção


A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social, está capacitando os novos profissionais da Rede de Proteção que integram o quadro de funcionários para atuarem na escuta especializada.

90 profissionais participaram da iniciativa que envolveu representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, Educação Municipal e Estadual; da Secretaria de Assistência Social e seus equipamentos, APAE e Casa do Garoto e, ainda, dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A iniciativa visa capacitar os profissionais do município para a Escuta Especializada, de modo que o cumprimento da lei passa a ser plenamente efetivo no município, com profissionais capacitados em todas as áreas e locais onde há crianças e adolescentes.

A Escuta Especializada caracteriza-se por ser uma relação de cuidado, acolhedora e não invasiva, para a qual requer a disposição de escuta, respeitando-se o tempo de elaboração da situação traumática, as peculiaridades do momento do desenvolvimento e, inclusive o silêncio, sobretudo visando à não revitimização da criança/adolescente.

Assim a criança ou o adolescente tem um espaço em que são ouvidas, oferecendo-as um atendimento que lhes garanta seus direitos e proteção, proporcionando o auxílio e apoio necessário para superação da situação de violência sofrida.

Desde o início do trabalho com escuta especializada em Adamantina, já foram capacitados mais de 400 profissionais no município.

A Escuta Especializada é um procedimento previsto pela lei 13.431/2017 de escutar a criança de forma qualificada, em situações de violência ou suspeita, visando sua proteção.

“A ação é essencial para assegurar que todas as crianças e adolescentes que busquem ajuda possam ser ouvidos com respeito e cuidado. Profissionais bem capacitados garantem que o atendimento seja não apenas técnico, mas também acolhedor, evitando a revitimização e promovendo a proteção e o cuidado integral daqueles que mais precisam”, afirma o psicólogo e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Bruno Rissatto.

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA

             Jornalista Natacha Dominato

 

FAI alcança caixa de R$ 84 milhões após crescimento de 90% nos últimos quase quatro anos, aponta a Reitoria

16/05/2024 17h58 Com caixa fortalecido, Instituição avança em infraestrutura, modernização de equipamentos e valorização de servidores e docentes Por Daniel Torres A Reitoria do Centro Universitário

Riscos Psicossociais e Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho é tema de palestra

16/05/2025 17h52 Promovida pela ACE Adamantina, OAB São Paulo e Centro Universitário de Adamantina – FAI O evento será realizado no dia 21/05 no Auditório

Equipe feminina de Adamantina está classificada para final estadual dos Jogos Abertos da Juventude

16/05/2025 17h48 A Fase Regional do Voleibol de Praia dos Jogos Abertos da Juventude foi realizada no último sábado (10), em Presidente Bernardes. A equipe

00:00