Governo de SP investe em parceria com a iniciativa privada para qualificar mão de obra rural

16/04/2025 15h57

Secretaria de Agricultura, Centro Paula Souza e a fabricante de máquinas agrícolas AGCO iniciam piloto para projeto de qualificação


A expectativa do Executivo paulista é ampliar a parceria para garantir mão de obra qualificada no mercado do agronegócio. Foto: Governo de SP

  • Agência SP
  • Publicado em 16/04/2025 – 10:39

Três Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) da região de Campinas, nas cidades de Jundiaí, Espírito Santo do Pinhal e Rio das Pedras, estão nos planos do governo paulista para ampliar a qualificação da mão de obra rural do estado. A Secretaria de Agricultura de São Paulo, em parceria com o Centro Paula Souza e a fabricante de maquinários AGCO, irá capacitar estudantes para operação e manutenção de máquinas.

A expectativa do Executivo paulista é ampliar a parceria para garantir mão de obra qualificada no mercado do agronegócio e, paralelamente, incentivar o interesse dos jovens no segmento agropecuário. “Estamos empenhados em buscar cada vez mais parceiros que tenham interesse na formação de mão de obra qualificada para atender o mercado do agronegócio paulista, ofertando melhores salários e condições de fixação no campo para a população”, acrescenta o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai.

Plano de ação

O projeto-piloto deve iniciar em abril, com 30 alunos selecionados pela diretoria das ETECs participantes. O governo paulista negociou com a AGCO bolsas de estágio para os três melhores jovens, para qualificação dentro das empresas como Fendt, Massey Ferguson, PTx e Valtra. Em 2024, a multinacional americana faturou globalmente US$11,7 bilhões.

A realização do curso tem como base o Termo de Cooperação firmado em 2022 entre a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura, e o Centro Paula Souza, além do convênio firmado entre o Instituto Agronômico (IAC-Apta) e a AGCO em 2013, sendo renovado em 2024.

Êxodo rural

De 2012 a 2022, o Brasil deu continuidade ao processo de redução da população rural de 15% para 12%, ou seja, a persistência do processo de urbanização, segundo informações do Banco Mundial. Entre os fatores que afetam a fixação da população no campo estão a baixa qualificação da população rural que, em busca de oportunidades, migram para os centros urbanos.

Governo de SP regulamenta Lei do SUAS e fortalece gestão da assistência social em todo o estado

24/06/2026   15h38 Regulamentação consolida a assistência social como política de Estado, fortalece o apoio aos municípios e amplia a efetividade da proteção social à população

Energisa promove palestras sobre riscos elétricos para estudantes e trabalhadores da região

24/06/2026   15h25 Equipes da Energisa Sul-Sudeste estão mobilizadas em uma ação de conscientização sobre os riscos elétricos e prevenção de acidentes na região. Nesta quarta-feira

CRBM1 participa do Encontro de Biomedicina da Nova Alta Paulista na FAI Adamantina e destaca diálogo com a Saúde Municipal

24/06/2026   15h18 O Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM1) participou do Encontro de Biomedicina da Nova Alta Paulista (EBNAP), realizado nos dias 29

00:00