Rede Promover Vida e curso de Psicologia da FAI realizam nesta terça evento integrado sobre saúde mental e construção de cuidados

19/05/2025 16h38

Com o tema “Saúde Mental em conexão: fortalecendo redes, construindo cuidados”, programação ocorre nos períodos da tarde e da noite no Câmpus II, abordando promoção da saúde, prevenção e posvenção do suicídio e de outras violências, em rede


Por Priscila Caldeira
Colaborou: Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos

A Rede Promover Vida, um coletivo de instituições, profissionais e pessoas em prol da vida de Adamantina (SP) e região, da qual o Núcleo de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (NUPFAI) é membro e articulador, e o curso de Psicologia realizam nesta terça-feira, 20, o evento integrado “Saúde Mental em conexão: fortalecendo redes, construindo cuidados” – 14º Encontro por uma Cultura da Paz de Adamantina/SP: ações de promoção à vida e o 9º Simpósio Regional de prevenção e posvenção do suicídio.

A programação irá ocorrer nos períodos da tarde (13h às 17h), nos blocos I e III, e da noite (19h30 às 22h30), no Auditório Miguel Reale e bloco I do Câmpus II.

Neste ano, segundo a supervisora de estágio, coordenadora do NUPFAI, membro e articuladora da Rede, Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos, o encontro da Rede Promover Vida ocorre integrado às ações do curso de Psicologia que enfatizam a importância da Luta Antimanicomial, pois existe uma relação, “nem sempre visibilizada”, entre as questões do comportamento suicida e outras violências com a luta antimanicomial.

“Especialmente no final do século XX e início deste século XXI, o suicídio, apesar de ser definido pela Organização Mundial de Saúde [OMS] como uma questão de saúde pública, complexa e multideterminada, era frequentemente associado a adoecimento mental e a necessidade de tratamento prioritariamente psiquiátrico. Compreende-se atualmente que o suicídio não é uma doença e, sim, resultante de uma complexidade biopsicossocial”, afirma.

A psicóloga esclarece que além da pessoa, há uma complexa realidade social que contribui para sofrimentos intensos como desigualdades sociais, desemprego, violências diversas como físicas, sexuais, psicológicas, preconceitos, discriminação, entre outros. “Para estes, ainda muito além do que o cuidado em liberdade pelas redes de serviços em diversas áreas, são necessárias mudanças nas relações entre as pessoas e instituições”, completa.

Ela explica que o dia 18 de maio marca duas grandes lutas que registram o enfrentamento aos regimes fechados manicomiais de tratamento e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Sobre a programação
No período vespertino, as atividades terão por objetivo o fortalecimento de ações interinstitucionais multiprofissionais em rede com palestras e oficinas com foco em violências autoprovocadas e ações de intervenção, prevenção e posvenção.

“No período noturno ocorrerão oficinas, exposição e teatro abordando diferentes nuances da saúde mental e da Luta Antimanicomial”, afirma Ana Vitória, ressaltando a diversidade de abordagens planejadas para o período.

As atividades são gratuitas e convidam à participação de estudantes, profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social, além de toda a comunidade interessada em fortalecer o diálogo sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e os princípios da Luta Antimanicomial.

Convite à participação
“Compreendemos que este evento é relevante para todos os segmentos da sociedade. Quando nos referimos à rede, estamos falando de ações que articulam instituições e pessoas. Qualquer um de nós, em nossas funções de trabalho ou no nosso cotidiano podemos fortalecer ações de cuidados sejam elas pelas amizades, família ou profissionais”, convida Ana Vitória.

Para a coordenadora do curso de Psicologia, Prof.ª Dra. Thaísa Angélica Déo da Silva Bereta, eventos como o ‘Saúde Mental em Conexão’ são fundamentais à formação dos estudantes de Psicologia, por proporcionar “experiências vivas de diálogo entre teoria e prática”, além de promoverem o contato direto com profissionais, instituições e diferentes abordagens de cuidado em saúde mental.

“A participação ativa nesse encontro fortalece a compreensão dos estudantes sobre a complexidade das violências autoprovocadas e a importância das ações intersetoriais de prevenção, intervenção e posvenção. Ao mesmo tempo, reforça o compromisso do curso com a construção de redes de cuidado mais humanas, integradas e comprometidas com os princípios da Luta Antimanicomial e da promoção da vida”, avalia.


Inscrições
As inscrições podem ser feitas preferencialmente via formulário Google (https://forms.gle/M6kmhLM6YtiFDKq79) até às 16h desta segunda-feira, 19, ou no próprio evento, a partir das 12h30, no auditório Miguel Reale.

Serão fornecidos certificados mediante presença e leitura de QR-Code ao final de cada período. O evento realizado pela Rede Promover Vida e Curso de Psicologia tem apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) e Atlética de Psicologia.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Psicologia pelo telefone/WhatsApp (18) 99775-7844.

FAI Saude Mental E Construcao De Cuidados 1aFAI Saude Mental E Construcao De Cuidados 2FAI Saude Mental E Construcao De Cuidados 3FAI Saude Mental E Construcao De Cuidados 4

Crédito das imagens: Agência DCOM
Legenda: Inscrições podem ser feitas preferencialmente via formulário Google até às 16h desta segunda-feira, 19, ou no próprio evento, dia 20, a partir das 12h30

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Centro Universitário de Adamantina

Número da unidade consumidora na conta de luz será atualizado em janeiro

04/12/2025   16h24 Objetivo da mudança que valerá em todo o país é aumentar eficiência, transparência e a qualidade das informações utilizadas para gestão e operação

Visitação para empresas interessadas no antigo prédio do IBC continua aberta

04/12/2025   15h42 Edital com as informações está disponível em https://www.adamantina.sp.gov.br/portal/editais/0/1/1752/ Continua aberta à visitação para interessados em participar do edital de concorrência pública do antigo

Secretaria Municipal de Educação implementa ações do Programa Prefeitura de Excelência

04/12/2025   15h26 Ação contou com o apoio de Diego Calegari, secretário de educação de Joinville, que é o município que hoje tem a melhor pontuação

00:00