Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira

26/05/2025

Taxa de inscrição pode ser paga por boleto, Pix e cartão de crédito

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil*
Publicado em 26/05/2025 – 08:51
Brasília


Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 podem se inscrever a partir desta segunda-feira (26) exclusivamente por meio da Página do Participante. O prazo termina no dia 6 de junho.

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçou que as inscrições para todos os exames e avaliações sob sua responsabilidade só podem ser feitas pelos sistemas oficiais da autarquia.

“Qualquer outra plataforma ou canal não autorizado configura tentativa de fraude”, destacou a entidade.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição – R$ 85 – pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).

O prazo para realizar o pagamento vai até 11 de junho e, segundo o Inep, não haverá prorrogação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. O exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação em língua portuguesa.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e provas objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração.

Já no segundo dia, serão feitas as provas de matemática, química, física e biologia. Nesta data, a aplicação terá cinco horas de duração.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

Reaplicação

Ainda de acordo com o edital, as provas do Enem serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

O exame

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados funcionam como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servir de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior que possuem convênio com o Inep.

*Colaborou Daniella Almeida

Edição: Kleber Sampaio
Foto: José Cruz
Fonte: Agência Brasil

FAI promove encontro sobre responsabilidade profissional entre áreas de Estética e Direito

21/08/2026   17h38 Evento acontece na terça-feira, 25, na sala 48 do Bloco IV Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI) realizará, na terça-feira,

FAI abre edital para empresas interessadas em patrocinar a Mostra de Profissões 2026

21/08/2026   11h36 Propostas podem ser enviadas até o dia 4 de setembro; evento será realizado no fim de setembro no Campus II Por Gustavo Amaral

21 a 28 de agosto — Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

21/08/2026   18h00 Inclusão não é apenas estar presente. É pertencer. Entre os dias 21 e 28 de agosto, o Brasil celebra a Semana Nacional da

CDHU Móvel leva atendimento e orientação aos mutuários de Adamantina

21/08/2026   17h53 Unidade móvel permanece no município neste sábado (22), com serviços para regularização de contratos e orientações habitacionais A unidade móvel da Companhia de

Viveiro Municipal “Florescer” terá atendimento suspenso durante a ExpoVerde 2026

21/08/2026   17h47 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, informa que o Viveiro Municipal “Florescer” estará fechado

00:00