Está organizando a Festa Junina? Veja os cuidados necessários para evitar acidentes com eletricidade

10/06/2025 14h59

Energisa alerta sobre os perigos reais de improvisar nas instalações elétricas da festa


O calendário dos festejos juninos na região já está a todo vapor e devem seguir até o próximo mês! Música animada, bandeirinhas coloridas, roupas e comidas típicas fazem a alegria de crianças e adultos. Mas, quando o assunto é eletricidade, no período de festas juninas alguns cuidados são essenciais para evitar acidentes.

O coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes Garcia, alerta: “Tudo o que envolve energia elétrica precisa de planejamento adequado para garantir a segurança. No caso das festas juninas, é preciso analisar como e quem fará as instalações elétricas para iluminação do ambiente, som, refrigeradores, fogões e demais equipamentos a serem usados durante toda a programação”.

Conforme Rodrigo, o improviso está entre as principais causas de acidentes com eletricidade, o que pode acabar com a festa e até causar a interrupção no fornecimento da energia no local e para toda a vizinhança.

Sendo assim, fique atento às principais orientações de segurança da Energisa para esse período:

  • Não pendure bandeirinhas e outros enfeites em postes ou fiação de energia;
  • Substitua os enfeites de metais por adereços de materiais isolantes, como borracha e silicone, por exemplo, para evitar que conduzam energia em eventual contato com a rede.
  • Não solte balões. Eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações.
  • Não solte fogos de artifício em direção à rede elétrica. Se for usar esse tipo de artefato, vá para um local aberto e obedeça a todas as instruções de segurança contidas na embalagem do produto;
  • Não acenda fogueiras embaixo da fiação elétrica. O calor em excesso das chamas pode danificar cabos e estruturas, causando curto-circuito e a interrupção no fornecimento de energia.
  • Não improvise ligações provisórias usando extensões e adaptadores, pois podem ocasionar sobrecarga, provocando a queima de equipamentos, um curto circuito e até incêndios de grandes proporções.
  • Contrate um profissional especializado para fazer os pontos de iluminação em áreas externas de forma segura.
  • Não faça ligações clandestinas. Além de crime, podem causar até acidentes fatais.

Em caso de dúvidas, contate a Energisa com antecedência. Lembrando que ligações provisórias podem ser solicitadas à concessionária, mas precisam ser feitas antecipadamente, dentro dos prazos legais.

Anote os canais de atendimento da Energisa: aplicativo Energisa On; Whatsapp/Gisa (18) 99120-3365; site www.energisa.com.br; Call Center 0800 70 10 326.


Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III – COORDENACAO
DE BUSSINESS PARTNER

Alunos de Engenharia Civil da FAI desenvolvem projetos para as entidades em parceria com a AEAANAP

12/12/2025    16h25 No dia 6 de dezembro, estudantes, profissionais e autoridades participaram de um estudo de casos realizado na sede da AEAANAP Por Jéssica

Energisa -Nota à Imprensa – chuva forte na região

12/12/2025   16h19 A Energisa informa que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para os clientes afetados pela forte chuva que caiu na região,

Papai Noel chegará em Adamantina na segunda-feira (15) no Paço Municipal

12/12/2025    16h16 Musical “Natal Brasileiro” será apresentado no dia 18 de dezembro no Parque dos Pioneiros; alteração é decorrente da condição climática prevista para

00:00