Governo de SP fortalece a cadeia da carne na Feicorte 2025

17/06/2025 13h42

A feira contará com a presença de mais de 100 empresas expositoras, promovendo conexões entre produtores, empresas e instituições públicas


Expectativa é receber mais de 10 mil visitantes ao longo dos cinco dias de programação

  • Agência SP
  • Publicado em 17/06/2025 – 10:21

A cidade de Presidente Prudente será novamente palco da Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, um dos mais importantes eventos do setor pecuário nacional, que ocorre em 2025 com a expectativa de receber mais de 10 mil visitantes ao longo dos cinco dias de programação. A feira contará com a presença de mais de 100 empresas expositoras, promovendo conexões entre produtores, empresas e instituições públicas.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participa ativamente da feira, destacando ações estratégicas para o fortalecimento da pecuária paulista. Uma das iniciativas em destaque é a apresentação do sistema do Fundesa-Pec, o fundo indenizatório da pecuária paulista, cuja regulamentação final está em fase de conclusão. O mecanismo visa garantir segurança e estabilidade à cadeia produtiva, protegendo os produtores em situações emergenciais.

Outro anúncio relevante é a entrega de títulos de propriedade rural, por meio da Fundação Itesp, durante a realização da feira. A ação reforça o compromisso do governo com a regularização fundiária no estado. Nos últimos dois anos, o Itesp já entregou aproximadamente 4 mil títulos, beneficiando milhares de famílias e regularizando mais de 200 mil hectares em território paulista.

A secretaria também apresenta, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) em parceria com a Rede ILPF, a continuidade da iniciativa de promoção do Sistema Integrado Lavoura-Pecuária-Floresta. A proposta demonstra como a recuperação de pastagens degradadas pode gerar renda, melhorar a produtividade e estimular o desenvolvimento regional, sempre com base em boas práticas ambientais.

O Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) apresenta as iniciativas do Centro Avançado de Pesquisa em Pecuária Sustentável, com foco na mitigação de gases do efeito estufa, nutrição animal, eficiência alimentar de bovinos e ovinos, além do uso de tecnologias para mensuração de emissões e desenvolvimento de aditivos naturais.

O IZ participa ainda com a Caravana Giro do Leite, levando seu laboratório móvel para análises de leite e orientação a produtores, além de abordar o aproveitamento de machos leiteiros para a produção de carne. A Apta Regional de Presidente Prudente contribui com pesquisas sobre gramíneas forrageiras de alto desempenho, visando ao aumento da produtividade e à sustentabilidade do manejo de pastagens. Já a Coordenadoria de Segurança Alimentar (Cosali) promove o lançamento da publicação “Agro SP na Mesa – Carne Bovina”, com informações técnicas, curiosidades e receitas que valorizam o consumo consciente e saudável da carne bovina paulista. Essas ações integram os esforços da SAA para promover uma pecuária mais produtiva, sustentável e alinhada às demandas do presente e do futuro.

Janeiro Branco: Psicologia da FAI alerta para cuidados com a saúde mental

27/01/2026   18h33 Instituição oferece suporte através do Núcleo de Psicologia 27/01/26, às 16h10 Gustavo Amaral – MTb: 0097737/SP Núcleo de Psicologia – NUPFAI, um importante

Contribuintes podem baixar carnês dos tributos municipais diretamente na página da Prefeitura de Adamantina

27/01/2026   13h55 Vencimento da primeira parcela do FUN-FIS e ISS-Fixo será dia 20 de fevereiro Continua disponível em www.adamantina.sp.gov.br a opção para que os contribuintes, tanto pessoas

Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promove planejamento pedagógico antes da volta às aulas

27/01/2026   13h32 Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promoveu uma capacitação para 300 educadores antes da volta às aulas. Conforme

00:00