Maior exportador do país, SP abre inscrições e vai capacitar pequenos negócios interessados em vender para o exterior

02/07/2025  14h18

Programa Exporta SP é gratuito e está com inscrições abertas para empreendedores de qualquer região do Estado e de qualquer setor


Capacitação é gratuita e 100% online; durante três meses, no segundo semestre, os empreendedores participarão de dois encontros coletivos por semana

  • Agência SP
  • Publicado em 02/07/2025 – 10:05

O Governo do Estado de São Paulo vai capacitar micro, pequenas e médias empresas, além de startups e produtores rurais interessados em exportar produtos e serviços. Empreendedores de qualquer região do estado e de qualquer setor podem se inscrever até 31 de julho no Exporta SP, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à pasta.

LEIA TAMBÉM: Investimento em tecnologia é tema de Fórum em São Paulo

A capacitação é gratuita e 100% online. Durante três meses, no segundo semestre, os empreendedores participarão de dois encontros coletivos por semana. Eles ainda terão acesso a até quatro mentorias, que são encontros individuais com especialistas, nos quais poderão debater as necessidades e os desafios específicos de seus negócios.

O Exporta SP é organizado pela Diretoria de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP, que é responsável pelos quatro escritórios internacionais do Governo de SP, localizados na Europa, na América do Norte, na Ásia e no Oriente Médio.

“Ao investir na capacitação empreendedora, queremos incentivar os pequenos negócios a buscar novos mercados e mover a alavanca do desenvolvimento que gera renda e emprego, forte diretriz do governador Tarcísio de Freitas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima.

A capacitação aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização, como: formação de preços, adequação de produtos e serviços, inteligência comercial e planos de marketing e vendas. As empresas participantes ainda contam com apoio de especialistas por até dois anos.

“Ao acessar o mercado internacional, a pequena empresa desenvolve novas habilidades e se torna mais competitiva, além de aumentar seu faturamento e diversificar suas fontes de receita, o que gera mais segurança. Por isso, é fundamental apoiarmos os pequenos negócios, que são responsáveis por mais da metade dos empregos gerados no Brasil”, afirma o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

Empresas interessadas devem se inscrever pelo site da InvestSP.

Prefeitos poderão evitar deslocamento para São Paulo fazendo uso de videoconferência, informa o diretor do Escritório Regional da Secretaria de Governo e Relações Institucionais Márcio Cardim

23/08/2024   18h18 Marcio acompanhou a visita do governador Tarcísio Gomes de Freitas nas cidades de Marília, Parapuã e Tupã na tarde de ontem (22/08). Em

Portas Abertas: Fatec Adamantina recebe visitas de alunos do Ensino Médio de olho no vestibular

22/08/2025   17h34 As visitas são gratuitas e podem ser agendadas por escolas, grupos ou interessados de forma individual Por Assessoria de Imprensa Nesta semana, a

Fatec Adamantina abre processos seletivos para contratar professores de inglês

22/08/2025   17h30 Inscrições para as duas vagas podem ser feitas até o dia 4 de setembro, exclusivamente pela internet Por Assessoria de Imprensa O Centro

00:00