Fim da taxa de verificação de taxímetros beneficiará 300 mil taxistas

15/07/2025  12h43

Medida foi anunciada nesta segunda pelo presidente Lula

Pedro Rafael Vilela – repórter da Agência Brasil
Publicado em 14/07/2025 – 20:04
Brasília

Uma Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (14) extinguiu a taxa de R$ 52 de verificação dos taxímetros, tanto na aquisição do equipamento quanto nas medições periódicas obrigatórias.

A estimativa é de uma economia de R$ 9 milhões por ano aos cerca de 300 mil motoristas do país, segundo o governo. Além disso, as verificações, que antes eram anuais, passam a ser a cada dois anos.

“No trabalho do táxi, que é um trabalho de serviço público importantíssimo, a aferição do taxímetro era todo ano, e um estudo do Inmetro mostrou que era mínimo o problema. E aquela taxa de R$ 52 zerou, acabou”, destacou Alckmin, durante cerimônia de assinatura da MP, com a presença de Lula, ministros, parlamentares e representantes da categoria.


assinatura de medida provisória que concede isenção da taxa de serviço metrológico para verificação de taxímetros – Valter Campanato/Agência Brasil

Proposta pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), por meio do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a medida tem o objetivo de reduzir custos e desburocratizar o setor.

De acordo com a Lei nº 12.468/2011, o uso de taxímetros é obrigatório em municípios com mais de 50 mil habitantes. A verificação metrológica é exigida por lei e realizada pelo Inmetro.

A verificação inicial é de responsabilidade do fabricante ou importador, e as seguintes devem ser feitas pelo dono do veículo. O fim da taxa de verificação também economizará custos para os fabricantes de taxímetro.

“Graças à implementação de medidas com tecnologia, digitalização e gestão, foi possível fazer essa medida sem prejudicar a confiabilidade e a garantia da medição dos taxímetros e a garantia dos produtos fabricados no Brasil”, afirmou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

No evento, Brito afirmou que o instituto vem trabalhando na redução de custos da indústria, do comércio e dos serviços.

“Nessa esteira, nós diminuímos 15% das taxas de mais de 4 mil empresas no Brasil acreditadas pelo Inmetro. Da mesma forma, o presidente Lula, em 2023, sancionou a lei reduzindo em 56% as taxas do tacógrafo utilizado nas vans, ônibus e caminhões. E este ato é mais uma grande demonstração de reconhecimento, valorização e inclusão da categoria dos taxistas”, declarou.

Com validade imediata, a MP precisa ser aprovada em até 120 dias pelo Congresso Nacional para se converter em lei.

“Essa era a última taxa federal que ainda existia, que os taxistas pagavam. Agora, nós não temos mais nenhuma taxa federal sobre os taxistas”, celebrou a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

“Nós vamos precisar do esforço de todos para que essa medida provisória se torne lei. Ela já tem os seus efeitos agora, mas por um período. Então precisamos aprová-la no Congresso Nacional”, acrescentou.

 

Edição: Denise Griesinger
Foto: Marcelo Camargo
Fonte: Agência Brasil

Defesa Civil de São Paulo alerta para primeira frente fria do inverno com chuva, ventos e queda de temperatura

22/06/2026   17h11 Primeira frente fria do inverno provoca chuva, ventos de até 60 km/h e queda acentuada das temperaturas em diversas regiões paulistas A Defesa

Corrente de solidariedade fortalece atendimento a famílias em vulnerabilidade em Adamantina

22/06/2026   16h39 A Prefeitura de Adamantina, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizou o repasse de 150 cobertores e 125 cestas básicas à Secretaria

Educação e sustentabilidade: ANEEL abre inscrições para Olimpíada de Eficiência Energética

22/06/2026   16h21 Ação apoiada pela Energisa Sul-Sudeste incentiva a participação de alunos do ensino fundamental e médio, com inscrições feitas pelas escolas até 15 de setembro Estudantes

00:00