Aposentados têm até 14 de novembro para aderir ao plano de devolução

16/07/2025  17h56

Pagamento dos valores terá início a partir de 24 de julho

Agência Brasil

Publicado em 15/07/2025 – 17:02
– Atualizado em 16/07/2025 – 16:14
São Paulo


Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos por entidades associativas têm até o dia 14 de novembro para aderir ao acordo de devolução dos recursos oferecido pelo governo federal.

O beneficiário que aderir à proposta do Ministério da Previdência Social vai começar a receber o pagamento dos valores descontados a partir do dia 24 de julho. Quem aderir ao acordo até segunda-feira, 21 de julho, já vai receber os valores na mesma semana.

O acordo diz respeito aos valores descontados entre março de 2020 e março de 2025. Assim, o beneficiário não precisa recorrer à Justiça. Para tanto, aqueles que foram lesados podem acessar ao aplicativo Meu INSS ou ir a uma agência dos Correios. A adesão é gratuita e não exige envio de documentos.

Os recursos serão pagos aos pensionistas e aposentados que já questionaram os valores transferidos pelas associações e, após o prazo de 15 dias úteis, não receberam retorno das entidades.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O INSS recebeu cerca de 3,8 milhões de contestações, sendo que três milhões delas não receberam respostas de seus questionamentos por parte das entidades.

Os valores serão depositados na mesma conta onde o aposentado ou pensionista já recebe normalmente seu benefício.

A partir do dia 24, serão processados diversos lotes diários de recursos com os repasses de modo que todos aqueles prejudicados sejam ressarcidos.

Os pensionistas e aposentados que ainda não contestaram os descontos ainda pode fazê-lo no aplicativo MEU INSS, pelo telefone 135, do Ministério da Previdência Social, ou presencialmente nas agências dos Correios. 

O acordo de devolução dos valores foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), resultado de um acordo entre o Ministério da Previdência Social, o INSS, a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

* Matéria alterada para correção de informação sobre o prazo de adesão ao acordo. 

Edição: Eduardo Correia
Foto: José Cruz
Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Adamantina promove evento “Chá com Axé: Entre Batons e Gingados com Capoterapeuta Pantera”

24/10/2026   14h40 Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por intermédio da Casa Afro, será realizada no dia 31 de outubro e reunirá orientações

Sistema do CadÚnico ficará temporariamente indisponível nesta segunda-feira

24/10/2026   14h32 Atualização tecnológica impedirá temporariamente a realização de inclusões, atualizações e consultas no sistema A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de

Cetesb busca empresas para ampliar mapa de locais de descarte de materiais usados em SP

23/10/2026  13h54 Ecomapa, plataforma da Cetesb que indica onde descartar pilhas, pneus, medicamentos e outros materiais, reúne atualmente cerca de 13 mil pontos de recebimento

00:00