Posse da mesa diretora do CONSEAS-SP reforça a construção coletiva das políticas públicas para a assistência social no estado
29/07/2025 15h15
Nova composição vai atuar entre 1º de julho de 2025 a 30 de junho de 2026
Responsável por propor, acompanhar e fiscalizar a política de assistência social no Estado, o Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas-SP) deu posse, nesta terça-feira (29), aos novos membros da mesa diretora, em evento na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS).
De acordo com a eleição realizada pelos conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a nova composição vai atuar entre 1º de julho de 2025 a 30 de junho de 2026.
A nova mesa diretora é composta por:
- Presidente: Marcio Alexandre Masella – Sociedade Civil (representante das Universidades Particulares);
- Vice-presidente: Rita de Cássia Quadros Dalmaso Magno – Poder Público (Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDS);
- Primeira-secretária: Regiane dos Santos Fernandes – Poder Público (Fundo Social de São Paulo – FUSSP);
- Segunda-secretária: Regina Conceição da Paixão Gomes – Sociedade Civil (representante da Criança e Adolescente).
O CONSEAS-SP é um espaço de deliberação democrática e controle social das políticas públicas de assistência, reunindo representantes do governo e da sociedade civil para debater e construir soluções voltadas às populações em situação de vulnerabilidade.
Com a posse da nova mesa diretora, o Conselho reafirma seu compromisso com a transparência, a participação cidadã e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado de São Paulo.
“Temos uma composição formada por pessoas novas e outras com experiência nessa atuação, o que fortalece muito o debate interno”, destaca a secretária-executiva da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juliana Armede. “O Conselho tem uma disposição de diálogo e de avanço, e isso tem se mostrado fundamental para a implementação das políticas públicas da assistência social no Estado. A secretária Andrezza Rosalém tem se esforçado em estudos sobre cofinanciamentos de programas e projetos nas prefeituras, bem como para a expansão de serviços já existentes, e o grande papel do Conseas tem sido o de analisar essas propostas e garantir que elas sejam colocadas em prática. Agradeço esse empenho e desejo um ótimo trabalho para todos vocês”, completa Juliana, que representou a secretária Andrezza na posse.
Os conselheiros têm a missão de deliberar sobre planos, programas e financiamento da assistência social, além de acompanhar a execução das políticas públicas voltadas às populações em situação de vulnerabilidade.
Sobre o Conseas
O Conseas é composto de forma paritária por representantes do governo e da sociedade civil. São 24 conselheiros, sendo 12 representantes do Poder Público, indicados por Órgãos Públicos ou pelas Secretarias de Estado, mais diretamente ligadas à área de assistência social, e outros 12 representantes da sociedade civil, pertencentes a organismos não-governamentais.
Todas as decisões do Conselho são publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo, garantindo a transparência na participação democrática e no controle social para a definição de diretrizes para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
