FAI firma termo de cooperação para integrar o Projeto Soul Feminina

13/08/2025    17h20

Parceria entre instituições vai implantar grupos reflexivos com homens autores de violência, fortalecendo ações preventivas e educativas em Adamantina

Por Jesana Lima 

O Centro Universitário de Adamantina (FAI) assinou, nesta segunda-feira (11), o Termo de Cooperação Técnica que integra o Projeto Soul Feminina, idealizado pela Juíza de Direito Dra. Ruth Duarte Menegatti, da 3ª Comarca de Adamantina. A iniciativa reúne diversas instituições para a implantação e execução dos Grupos Reflexivos com Homens, estratégia de caráter educativo e preventivo voltada à responsabilização ética e à redução da reincidência de casos de violência de gênero.

O Projeto Soul Feminina foi concebido como uma ação integrada de enfrentamento à violência contra a mulher, unindo o Poder Judiciário, órgãos de segurança pública, entidades da sociedade civil e instituições de ensino. O programa atua em diferentes frentes, com foco na prevenção, acolhimento, reeducação e fortalecimento da rede de proteção, oferecendo também atividades de conscientização e apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade.

O acordo foi firmado entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Comarca de Adamantina, o Ministério Público do Estado de São Paulo – Comarca de Adamantina, a Prefeitura Municipal de Adamantina, o Centro Universitário de Adamantina (FAI), a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Adamantina (Comissão da Mulher Advogada), a Delegacia de Defesa da Mulher de Adamantina e a 2ª Companhia do 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

Com foco na prevenção e no fortalecimento da rede de proteção, os grupos reflexivos irão oferecer aos participantes um espaço formativo, dialógico e reflexivo, estimulando a transformação pessoal, a desconstrução de comportamentos violentos e a promoção da justiça restaurativa.

O reitor da FAI, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, destacou a importância do envolvimento acadêmico no projeto. “A participação da FAI reforça nosso compromisso social e proporciona aos alunos, especialmente dos cursos de Psicologia e Direito, uma vivência prática e interdisciplinar que amplia sua formação e contribui diretamente para a transformação da comunidade”, afirmou.

Com a assinatura do termo, Adamantina dá mais um passo importante na consolidação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Crédito da foto: Cedida/FAI
Legenda: A iniciativa reúne diversas instituições para a implantação e execução dos Grupos Reflexivos com Homens

 

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Janeiro Branco: Psicologia da FAI alerta para cuidados com a saúde mental

27/01/2026   18h33 Instituição oferece suporte através do Núcleo de Psicologia 27/01/26, às 16h10 Gustavo Amaral – MTb: 0097737/SP Núcleo de Psicologia – NUPFAI, um importante

Contribuintes podem baixar carnês dos tributos municipais diretamente na página da Prefeitura de Adamantina

27/01/2026   13h55 Vencimento da primeira parcela do FUN-FIS e ISS-Fixo será dia 20 de fevereiro Continua disponível em www.adamantina.sp.gov.br a opção para que os contribuintes, tanto pessoas

Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promove planejamento pedagógico antes da volta às aulas

27/01/2026   13h32 Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promoveu uma capacitação para 300 educadores antes da volta às aulas. Conforme

00:00