Docente da FAI tem artigo publicado em revista científica internacional de alto impacto

13/08/2025    17h41

O estudo avaliou o impacto do pesticida tetraetila pirofosfato (TEPP) no desenvolvimento e comportamento do peixe-zebra (Danio rerio)

Por Jéssica Nakadaira


A docente Dra. Fernanda Blini Marengo Malheiros, coordenadora do curso de Farmácia e da Pós Graduação Multidisciplinar em Saúde Estética do Centro Universitário de Adamantina – FAI, teve o artigo científico intitulado The Impact of Tetraethyl Pyrophosphate (TEPP) Pesticide on the Development and Behavior of Danio rerio: Evaluating the Potential of Cork Granules as a Natural Adsorbent for TEPP Removal from Aqueous Environments”, publicado na renomada revista científica Clean Technologies, 7 (3), 54 (A1) com Fator de Impacto (4.7).

O referido trabalho foi desenvolvido em colaboração com a discente Lorrainy Victoria Rodrigues de Souza (FAI), Prof.ª Dra. Angélica Gois Morales, Prof. Dr. Eduardo Festozo Vicente, ambos da Unesp, Prof. Dr. Paulo C. Meletti, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e, Prof. Dr. Carlos Alberto-Silva, da Universidade Federal do ABC (UFABC), fortalecendo o intercâmbio acadêmico e a produção científica de alto nível.

“O estudo avaliou o impacto do pesticida tetraetila pirofosfato (TEPP) no desenvolvimento e comportamento do peixe-zebra (Danio rerio), além de investigar o uso dos grânulos de cortiça como adsorvente natural para a remoção do contaminante em ambientes aquáticos. Nossas descobertas não apenas destacaram os riscos ecológicos do TEPP, mas também revelaram limitações inesperadas dos grânulos de cortiça para remediação ambiental, recomendando cautela em sua aplicação”, destaca a professora Dra. Fernanda Blini M. Malheiros.

Com trajetória acadêmica consolidada, Fernanda é graduada em Farmácia pelas Faculdades Adamantinenses Integradas (2003), especialista em Farmácia Magistral, Medicamentos e Cosmecêuticos, mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho (2011) e doutora em Ciências pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Na FAI, atua como docente em diversas áreas, incluindo Farmacotécnica, Cosmetologia, Tecnologia Farmacêutica, Química Farmacêutica e Semiologia Farmacêutica, além de disciplinas nos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Tecnologia em Estética e Cosmética. Também já coordenou a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e integrou o Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) como vice-diretora regional da Seccional de Adamantina no biênio 2014/2015.

Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Legenda: Artigo da Prof.ª Dra. Fernanda Blini Marengo Malheiros foi publicado na renomada revista científica Clean Technologies, 7 (3), 54 (A1) com Fator de Impacto (4.7)

 

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Docente da FAI obtém título de doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP

13/03/2026   17h52 Bruna Ragassi Pereira da Silva se formou na FAI em Engenharia Civil em 2016 Por Jéssica Nakadaira A docente da FAI – Centro

Em menos de duas semanas, 6 colisões contra postes são registradas na região de Prudente

13/03/2026   18h01 Como prevenção, Energisa reforça as orientações de segurança para quem se envolver ou presenciar um acidente com postes de energia O número de

Ajustes na rede continuam afetando linhas telefônicas em Adamantina

13/03/2026   17h08 A Prefeitura de Adamantina informa que os telefones de diversos órgãos municipais, assim como de estabelecimentos comerciais da cidade, continuam apresentando dificuldades temporárias

00:00