SEDS promove debate sobre desigualdades territoriais com foco na atuação da Política de Assistência Social
21/08/2025 18h15
Segundo encontro da série Dialogando de 2025 acontece no próximo dia 28 no SESC Belenzinho, reúne especialistas para reflexão sobre territórios e direitos sociais à cidade
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS) de São Paulo reafirma seu papel de protagonista na promoção de debates qualificados sobre os desafios contemporâneos da Assistência Social. No próximo dia 28, das 8h30 às 13h, no SESC Belenzinho, acontece o segundo encontro de 2025 da série Dialogando, uma iniciativa que se consolida há mais de uma década como um importante espaço de reflexão e formação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O tema central desta edição, “Cidades de Exceção”, propõe uma reflexão urgente e necessária sobre as desigualdades sociais a partir dos territórios. O debate ganha relevância ao abordar como certas características territoriais determinam modos de vida e refletem interesses, disputas e vivências que impactam diretamente o direito à vida e à cidade.
Para conduzir essa discussão, a SEDS, em parceria com a Diretoria de Ação Social (DAS) e a Escola de Desenvolvimento Social (EDESP), reunirá três especialistas de destaque: Natália Cunha, Felipe Areda e Akins Kintê.
Natália Cunha é psicóloga com 13 anos de experiência em Gestão de Políticas Culturais e atual diretora do Museu das Favelas. Ela trará uma perspectiva única sobre territórios periféricos e acessibilidade cultural. A trajetória da especialista inclui passagens por importantes instituições como a Superintendência de Oficinas Culturais na Poiesis e a coordenação da Unidade de Fomento Cultural e Economia Criativa.
Felipe Areda, antropólogo e educador social, contribui com sua experiência na execução e gestão do SUAS desde 2009, principalmente na construção de políticas sociais para pessoas em situação de rua, crianças, adolescentes e população LGBTQIAPN+. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador de Proteção Social Especial de Alta Complexidade na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal.
Completando o trio de palestrantes, Akins Kintê, poeta e documentarista, oferece o olhar artístico e educativo sobre as periferias brasileiras. Com obras publicadas e filmes dirigidos que retratam a realidade dos territórios periféricos, Kintê desenvolve trabalhos de arte-educação em escolas, Fundações CASA e periferias do país.
Criada em 2012 por meio da Diretoria de Assistência Social (DAS), a série Dialogando se estabeleceu como uma das principais ações formativas do estado, promovendo o encontro entre profissionais, gestores, pesquisadores e demais atores da Política de Assistência Social. A iniciativa evidencia o compromisso da pasta em fomentar experiências de produção, reflexão e atuação qualificadas do SUAS, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas sociais.
A realização deste encontro no SESC Belenzinho, equipamento cultural localizado em região que dialoga diretamente com as temáticas abordadas, reforça o compromisso da SEDS em promover debates territorializados e contextualizar as discussões sobre políticas públicas sociais.
“Dialogando – Cidades de Exceção”
Data: 28 de agosto de 2025
Horário: 8h30 às 13h
Local: SESC Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo
Inscrições:
https://www.even3.com.br/dialogando-suas-607804/
