Lista de desconto em crédito para a agricultura familiar é ampliada

08/09/2025    16h13

Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil

Publicado em 08/09/2025 – 12:08
Brasília


A lista que reúne os produtos com bônus de desconto no pagamento de parcelas de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi ampliada neste mês de setembro. Foram incluídos 20 produtos em diferentes regiões do país.

Entre as culturas que passaram a integrar a lista estão: açaí, alho, banana, cana-de-açúcar, cará (inhame), cebola, feijão, feijão-caupi, laranja, raiz de mandioca e o trigo. Também terão direito ao benefício, produtores de dez estados que cultivam múltiplas culturas incluindo feijão, leite, mandioca e milho.

A medida é parte do Programa de Garantia de Preço para a Agricultura Familiar (PGPAF), que visa compensar produtores afetados pela redução dos valores de mercado abaixo do valor de garantia definido para cada cultura. E a lista vale para o período entre 10 de setembro e 9 de outubro de 2025.  

Os descontos são calculados com base nos valores de mercado divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento e validados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Os bônus são aplicados por unidade da federação, com base nos preços do mês anterior, nesse caso, de agosto. E os percentuais de desconto dado aos agricultores familiares no pagamento de parcelas ou na liquidação das operações de crédito rural do Pronaf variam conforme a diferença entre preços médios de mercado e os valores de garantia definidos para as culturas pelo PGPAF.

Por exemplo, este mês, os produtores de cará, da agricultura familiar no Paraná, terão o maior bônus de desconto, com redução de 59,52%, enquanto os de cana-de-açúcar na Bahia terão o menor, de 0,47%.

Para o mês, saíram da lista a batata-doce, o arroz (TO), a banana (TO, SC e GO), a cana-de-açúcar (MA) e o mel de abelha (PI e RS).

Para ver a lista completa de produtos com bônus de desconto acesse a publicação no Diário Oficial da União. 

Edição: Valéria Aguiar
Foto: Emanuel Cavalcante/Divulgação Embrapa Amapá
Fonte: Agência Brasil

Adamantina realiza Semana da Pessoa Idosa entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro

28/09/2026   17h27 Programação contará com ações de conscientização, atividades culturais, palestra, dança, cinema e encerramento com desfile da terceira idade O Conselho Municipal da Pessoa

Procon promove palestra para comerciantes e fornecedores de Adamantina

28/09/2026   15h48 Encontro abordará orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor, fiscalização e relações de consumo O Procon Municipal de Adamantina, vinculado à Secretaria

Fundo Social de Solidariedade de Adamantina abre vagas para o Projeto de Voleibol Adaptado

28/09/2026   15h38 A Prefeitura de Adamantina, por meio do Fundo Social de Solidariedade do município, informa que estão abertas vagas para novos participantes do Projeto

00:00