PGE/SP recebe Prêmio de Eficiência Tributária concedido pelo Conselho Nacional de Justiça

19/09/2025   16h34

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) recebeu nesta terça-feira (16) o Prêmio Eficiência Tributária, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao “Acordo Paulista”, que já renegociou R$ 58,6 bilhões em débitos inscritos em dívida ativa. Além do programa de transação, a premiação reconheceu os novos instrumentos de cobrança da dívida ativa estadual como uma das iniciativas de maior impacto na modernização da gestão fiscal no país.

Durante a cerimônia de premiação, que aconteceu no Plenário do CNJ, em Brasília, a experiência paulista foi destacada por seu potencial de transformação e na recuperação de créditos inscritos em dívida ativa, unindo inovação, eficiência e incentivo a soluções consensuais com os contribuintes. O programa tem servido como referência para outras administrações públicas ao promover a desjudicialização e ampliar o diálogo entre Estado e sociedade.

Ao abrir a solenidade de premiação, o presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, destacou que o enfrentamento à litigiosidade no Brasil é uma das prioridades. Ele ressaltou que a área tributária é uma das cinco com o maior número de processos em todo o país, com destaque para as execuções fiscais.

Para a procuradora-geral do Estado, Inês Coimbra, o reconhecimento nacional comprova o acerto da estratégia adotada pela PGE/SP. “Esse reconhecimento reforça que é possível pensar a atuação fiscal do Estado com responsabilidade, inteligência e sensibilidade social. A eficiência tributária não está apenas nos números, mas na capacidade de promover justiça fiscal com diálogo, transparência e modernização.

“Esse prêmio vem em boa hora, a comprovar que a PGE está na direção certa com o seu novo modelo de gestão e cobrança da dívida ativa estadual. É um grande projeto idealizado e executado por centenas de procuradores e servidores públicos em prol de toda a sociedade. Esse é prêmio é de toda a equipe e de toda a nossa instituição”, destaca Danilo Barth Pires, Subprocurador Geral do Estado – Contencioso Tributário-Fiscal.

Também participaram da cerimônia de premiação, representando a PGE/SP, o procurador geral do Estado adjunto, Caio Guzzardi; e a procuradora do Estado assessora da SubG-CTF, Janine Gomes Berger de Oliveira Macatrão.

Acordo Paulista

Além do Acordo Paulista, o CNJ avaliou outras ações estratégicas da PGE/SP, como a adoção do ajuizamento seletivo de execuções fiscais, a utilização da averbação pré-executória, a especialização dos núcleos de cobrança e defesa do crédito tributário, os acordos de cooperação técnica firmados com órgãos parceiros, o compartilhamento de dados com a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz/SP), e a implantação da ferramenta de Business Intelligence (BI) no âmbito do Contencioso Tributário-Fiscal.

O programa já viabilizou a renegociação de R$ 58,6 bilhões desde a entrada em vigor da Lei nº 17.843/2023. O último edital, lançado em 08 de setembro, inclui débitos de ICMS, IPVA, ITCMD e multas aplicadas pelo Procon.

Redução da Litigiosidade Tributária

O Prêmio Eficiência Tributária, instituído pela Resolução CNJ n. 471/2022 e regulamentado pela Portaria CNJ n. 317/2022, busca reconhecer e valorizar iniciativas que contribuam de forma efetiva para a redução da litigiosidade tributária, a modernização da gestão processual e o fortalecimento da cooperação entre os órgãos do sistema de justiça e instituições parceiras.

Contribuintes podem baixar carnês dos tributos municipais diretamente na página da Prefeitura de Adamantina

27/01/2026   13h55 Vencimento da primeira parcela do FUN-FIS e ISS-Fixo será dia 20 de fevereiro Continua disponível em www.adamantina.sp.gov.br a opção para que os contribuintes, tanto pessoas

Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promove planejamento pedagógico antes da volta às aulas

27/01/2026   13h32 Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promoveu uma capacitação para 300 educadores antes da volta às aulas. Conforme

Vacina contra dengue continua disponível em todas as unidades básicas de saúde de Adamantina

27/01/2026   13h23 A vacina contra dengue destinada ao público que tem entre 10 e 14 anos de idade continua disponível em todas as unidades básicas

00:00