FAI conquista aprovação de Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade

26/09/2025

Iniciativa inédita na instituição formará especialistas para fortalecer a rede de saúde de Adamantina e região, com a abertura de 8 vagas

Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP


O Centro Universitário de Adamantina (FAI) celebra uma conquista histórica: a aprovação do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, concedida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), órgão do Ministério da Educação responsável por regulamentar todos os programas de residência médica no país.

O pedido, protocolado em 2023, passou por todo o rigoroso processo de análise documental e por uma visita técnica in loco, sendo aprovado em 10 de setembro de 2025. O parecer final do CNRM credencia o programa e autoriza a abertura de todas as vagas solicitadas: 4 vagas para R1 (primeiro ano) e 4 vagas para R2 (segundo ano).

Para o Reitor da FAI, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, a aprovação vai além do mérito acadêmico. “Essa aprovação é fruto de um trabalho consistente e de longo prazo, iniciado em 2023, que agora começa a dar resultados concretos. Mais do que uma conquista acadêmica, representa um passo fundamental no processo de estruturação da saúde em Adamantina, com o objetivo de consolidar a Santa Casa como hospital de ensino e gerar benefícios diretos para a cidade e a região, ao ampliar a qualidade da assistência em saúde, estimular a fixação de profissionais e projetar o município como referência em formação médica”.

A Profa. Dra. Márcia Zilioli reforça o impacto da conquista para a instituição e para a saúde da comunidade. “A Residência é uma pós-graduação que complementa e amplia a formação profissional, oferecendo a vivência prática necessária para a especialização. A oferta da Residência Médica em Adamantina fortalece a qualificação dos nossos profissionais e representa um grande ganho para a comunidade, que passa a contar com mais oito médicos dedicados ao cuidado da população.”

A aprovação é resultado de um esforço conjunto conduzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), responsável por todos os programas de pós-graduação da FAI, sob a liderança da Profa. Dra. Márcia Zilioli Bellini. Atuaram diretamente nesse processo a Coordenação Geral de Pós-Graduação, representada pela Profa. Dra. Magda Arlete Vieira Cardozo; o Coordenador da COREME e do Programa, Dr. Osmar de Oliveira Ramos; o Supervisor do Programa, Prof. Dr. Alessandro Ferrari Jacinto, e a secretária da COREME, senhora Cléia Andrade dos Santos.

Próximos passos
Com o credenciamento aprovado, a FAI dará sequência às próximas etapas, que incluem a adesão ao edital nacional para o financiamento de bolsas e a publicação do edital para o processo seletivo público que selecionará os primeiros médicos residentes.

A implantação da Residência Médica fortalece a missão da FAI de formar profissionais altamente qualificados e, sobretudo, representa um avanço concreto para Adamantina e toda a região, que passarão a contar com mais médicos atuando no atendimento à população e contribuindo para o fortalecimento dos serviços de saúde locais.

Crédito das fotos: Gustavo Amaral/FAI
Legenda: Programa contará com oito médicos servindo a comunidade a partir do próximo ano

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Gustavo Amaral – MTb.: 0097737/SP
Centro Universitário de Adamantina

Contribuintes podem baixar carnês dos tributos municipais diretamente na página da Prefeitura de Adamantina

27/01/2026   13h55 Vencimento da primeira parcela do FUN-FIS e ISS-Fixo será dia 20 de fevereiro Continua disponível em www.adamantina.sp.gov.br a opção para que os contribuintes, tanto pessoas

Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promove planejamento pedagógico antes da volta às aulas

27/01/2026   13h32 Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promoveu uma capacitação para 300 educadores antes da volta às aulas. Conforme

Vacina contra dengue continua disponível em todas as unidades básicas de saúde de Adamantina

27/01/2026   13h23 A vacina contra dengue destinada ao público que tem entre 10 e 14 anos de idade continua disponível em todas as unidades básicas

00:00