Cetesb prorroga suspensão das queimadas controladas em SP até 31 de outubro

08/10/2025   16h56

Proibição vale para queimas agrícolas, fitossanitárias e da palha da cana; novas autorizações seguem suspensas até o fim de outubro


No ano passado, o estado enfrentou um inverno com tempo seco, altas temperaturas e aumento no número de queimadas

  • Agência SP
  • Publicado em 08/10/2025 – 14:31

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), prorrogou até 31 de outubro a suspensão de todas as autorizações de queima controlada no estado. A medida vale para a palha da cana-de-açúcar, queimas agrícolas e fitossanitárias (para controle de pragas) e foi adotada devido ao período de estiagem e do risco de incêndios florestais.

“As suspensões temporárias ajudam a conter focos de fogo em áreas agrícolas e de vegetação nativa, especialmente em momentos em que o tempo seco e o vento aumentam a propagação das chamas. É uma ação simples, mas que tem grande impacto na proteção ambiental e na saúde da população”, afirmou o diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb, Adriano Queiroz.

Durante o período de suspensão, novos pedidos de autorização não serão aceitos. O prazo poderá ser novamente estendido caso a estiagem continue ou as condições meteorológicas permaneçam desfavoráveis.

A proibição estava em vigor desde 28 de agosto, com prazo inicial de 30 dias, e foi prorrogada agora por mais um mês. No ano passado, o estado enfrentou um inverno com tempo seco, altas temperaturas e aumento no número de queimadas. O histórico de 2024 levou os órgãos ambientais a reforçarem as ações preventivas neste ano, com foco em reduzir ocorrências e preservar a qualidade do ar.

Queima da cana já estava limitada

Antes da suspensão, a queima da palha da cana já estava sujeita a restrições. A prática só podia ser autorizada em dias com umidade relativa do ar acima de 30% e fora do período entre 6h e 20h, quando há maior risco de propagação das chamas.

Com a nova decisão, nem essas exceções serão mais permitidas. Apesar de ainda possível em situações muito específicas, o uso do fogo na colheita da cana vem diminuindo rapidamente. De acordo com a Cetesb, desde 2007 a prática foi reduzida em 99% no estado.

Programa SP Sem Fogo

A suspensão integra os esforços do governo estadual no âmbito do programa SP Sem Fogo, uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), além da própria Semil e de suas vinculadas: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Fundação Florestal (FF).

Para cumprir seus objetivos, a Operação São Paulo Sem Fogo desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, divididas em fases (verde, amarela e vermelha), conforme as necessidades e priorizações de cada período.

Contribuintes podem baixar carnês dos tributos municipais diretamente na página da Prefeitura de Adamantina

27/01/2026   13h55 Vencimento da primeira parcela do FUN-FIS e ISS-Fixo será dia 20 de fevereiro Continua disponível em www.adamantina.sp.gov.br a opção para que os contribuintes, tanto pessoas

Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promove planejamento pedagógico antes da volta às aulas

27/01/2026   13h32 Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promoveu uma capacitação para 300 educadores antes da volta às aulas. Conforme

Vacina contra dengue continua disponível em todas as unidades básicas de saúde de Adamantina

27/01/2026   13h23 A vacina contra dengue destinada ao público que tem entre 10 e 14 anos de idade continua disponível em todas as unidades básicas

00:00