CONDECA abre edital para seleção de projetos voltados à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em SP

10/10/2025   18h30

O Conselho atua nos 645 municípios do estado e tem como uma das atribuições analisar projetos sociais complementares a políticas de proteção às crianças

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9) um novo edital de chamamento público destinado à seleção de propostas de órgãos estaduais, municípios e organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

As parcerias aprovadas serão firmadas por meio de convênios (para entes públicos) ou termos de fomento (para entidades privadas), em regime de gestão compartilhada entre o CONDECA e a SEDS. O financiamento das propostas será feito com recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FEDCA/SP).

Quem pode participar

  • Órgãos e autarquias estaduais;
  • Prefeituras e órgãos municipais (da administração direta ou indireta);
  • Organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, que tenham registro ativo e regular no respectivo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

As propostas devem ter duração de até 12 meses e estar alinhadas às políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no Estado, podendo ser inovadoras e/ou complementares às ações já existentes.

Além disso, os projetos devem se enquadrar em um dos eixos e diretrizes previstos na Deliberação CONDECA nº 1/2014, observando o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) e a Lei Federal nº 13.019/2014, que rege as parcerias com organizações da sociedade civil.

O edital destaca como ações prioritárias os seguintes temas:

  1. Convivência familiar;
  2. Orfandade e direitos;
  3. Primeira infância;
  4. Atendimento a adolescentes em cumprimento ou pós-cumprimento de medidas socioeducativas;
  5. Enfrentamento às violências;
  6. Combate ao trabalho infantil e proteção ao trabalho do adolescente;
  7. Promoção da saúde, incluindo ações voltadas a crianças e adolescentes com deficiência, doenças raras, crônicas e genéticas, neurodivergências e transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.

Vale destacar que as ações prioritárias são projetos que, aprovados, serão financiados diretamente pelo fundo, sem necessidade de captação.  As propostas deverão obrigatoriamente contemplar crianças e adolescentes nas faixas de 0 a 17 anos, e excepcionalmente jovens de até 21 anos em medidas socioeducativas.

Elas poderão abranger três categorias de atuação:

  1. Atendimento direto — serviços e ações voltados às crianças, adolescentes e famílias, de forma suplementar às políticas públicas, inclusive à política de assistência social.
  2. Assessoramento — ações indiretas de orientação, capacitação, articulação em rede e fortalecimento institucional.
  3. Defesa e garantia de direitos — iniciativas voltadas à educação, mobilização social, comunicação, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades.

Outras informações sobre o edital estão disponíveis nos sites do
Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e da
Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Link do edital de chamamento:
https://www.doe.sp.gov.br/executivo/
secretaria-de-desenvolvimento-social/edital-de-9-de-outubro-de-2025-20251009131811361396923
.

JUFAI 2026 segue com jogos de alto nível e arquibancadas cheias

30/04/2026   16h29 Delegação de Educação Física/Licenciaturas continua em 1º lugar na pontuação parcial geral Por Jéssica Nakadaira A segunda noite dos Jogos Unificados da FAI (JUFAI

A Prefeitura de Adamantina inaugura na próxima segunda-feira a Passarela “Dr. Alceu Adib Maluf” e reforça segurança na mobilidade urbana

30/04/2026   18h15 A Prefeitura de Adamantina realizará na segunda-feira dia 04 de maio, com início as 09 horas, a inauguração da Passarela “Dr. Alceu Adib

Prefeitura de Adamantina realiza ação de monitoramento e supervisão para fortalecimento dos serviços socioassistenciais

30/04/2026   18h12 Na tarde desta quinta-feira, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu uma ação de monitoramento e supervisão

Adamantina – Coleta de Lixo será realizada normalmente no 1º de Maio

30/04/2026  17h14

00:00