CONDECA abre edital para seleção de projetos voltados à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em SP

10/10/2025   18h30

O Conselho atua nos 645 municípios do estado e tem como uma das atribuições analisar projetos sociais complementares a políticas de proteção às crianças

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9) um novo edital de chamamento público destinado à seleção de propostas de órgãos estaduais, municípios e organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

As parcerias aprovadas serão firmadas por meio de convênios (para entes públicos) ou termos de fomento (para entidades privadas), em regime de gestão compartilhada entre o CONDECA e a SEDS. O financiamento das propostas será feito com recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FEDCA/SP).

Quem pode participar

  • Órgãos e autarquias estaduais;
  • Prefeituras e órgãos municipais (da administração direta ou indireta);
  • Organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, que tenham registro ativo e regular no respectivo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

As propostas devem ter duração de até 12 meses e estar alinhadas às políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no Estado, podendo ser inovadoras e/ou complementares às ações já existentes.

Além disso, os projetos devem se enquadrar em um dos eixos e diretrizes previstos na Deliberação CONDECA nº 1/2014, observando o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) e a Lei Federal nº 13.019/2014, que rege as parcerias com organizações da sociedade civil.

O edital destaca como ações prioritárias os seguintes temas:

  1. Convivência familiar;
  2. Orfandade e direitos;
  3. Primeira infância;
  4. Atendimento a adolescentes em cumprimento ou pós-cumprimento de medidas socioeducativas;
  5. Enfrentamento às violências;
  6. Combate ao trabalho infantil e proteção ao trabalho do adolescente;
  7. Promoção da saúde, incluindo ações voltadas a crianças e adolescentes com deficiência, doenças raras, crônicas e genéticas, neurodivergências e transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.

Vale destacar que as ações prioritárias são projetos que, aprovados, serão financiados diretamente pelo fundo, sem necessidade de captação.  As propostas deverão obrigatoriamente contemplar crianças e adolescentes nas faixas de 0 a 17 anos, e excepcionalmente jovens de até 21 anos em medidas socioeducativas.

Elas poderão abranger três categorias de atuação:

  1. Atendimento direto — serviços e ações voltados às crianças, adolescentes e famílias, de forma suplementar às políticas públicas, inclusive à política de assistência social.
  2. Assessoramento — ações indiretas de orientação, capacitação, articulação em rede e fortalecimento institucional.
  3. Defesa e garantia de direitos — iniciativas voltadas à educação, mobilização social, comunicação, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades.

Outras informações sobre o edital estão disponíveis nos sites do
Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e da
Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Link do edital de chamamento:
https://www.doe.sp.gov.br/executivo/
secretaria-de-desenvolvimento-social/edital-de-9-de-outubro-de-2025-20251009131811361396923
.

Contribuintes podem baixar carnês dos tributos municipais diretamente na página da Prefeitura de Adamantina

27/01/2026   13h55 Vencimento da primeira parcela do FUN-FIS e ISS-Fixo será dia 20 de fevereiro Continua disponível em www.adamantina.sp.gov.br a opção para que os contribuintes, tanto pessoas

Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promove planejamento pedagógico antes da volta às aulas

27/01/2026   13h32 Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promoveu uma capacitação para 300 educadores antes da volta às aulas. Conforme

Vacina contra dengue continua disponível em todas as unidades básicas de saúde de Adamantina

27/01/2026   13h23 A vacina contra dengue destinada ao público que tem entre 10 e 14 anos de idade continua disponível em todas as unidades básicas

00:00