Institutos meteorológicos preveem fim de semana chuvoso na região e Energisa antecipa medidas para atuação emergencial

17/10/2025    14h28

Institutos meteorológicos preveem mais um fim de semana chuvoso na região. Além de chuvas intensas a partir da tarde desta sexta-feira (17), em algumas localidades são esperadas rajadas de ventos que podem ultrapassar 60 km/h. Por esse motivo, a Energisa Sul-Sudeste antecipou o alerta e colocou de prontidão equipes operacionais, técnicas e administrativas para atuarem imediatamente caso as previsões climatológicas venham causar impactos à rede elétrica.

As previsões analisadas pela Energisa Sul-Sudeste incluem cenários nas regiões de Presidente Prudente, Assis, Tupã, Catanduva, Bragança Paulista e sul de Minas Gerais.

De acordo com o coordenador do Centro de Operação Integrado (COI), Mauricio Arantes, a concessionária vem trabalhando com um plano emergencial de atendimento que visa, principalmente, antecipar as ações para responder mais rapidamente às demandas relacionadas aos possíveis danos que as chuvas, ventos fortes e descargas atmosféricas possam causar à rede de energia, impactando o fornecimento de energia.

“Além de preparar todo o nosso time, equipamentos e materiais, também aproveitamos para enfatizar as orientações de segurança à comunidade, eliminando os riscos de acidentes elétricos dentro e fora de casa”.

Como parte das orientações, a Energisa reforça que para evitar prejuízos decorrentes de descargas atmosféricas, é importante desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas. Durante as tempestades, a alta incidência de raios pode provocar a interrupção do fornecimento de energia e, consequentemente, danos aos equipamentos.

“Nunca utilize telefone com fio ou aparelho conectado à tomada. Também evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras”, acrescenta.

Deixe para carregar o celular em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios. E, se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e não fique a céu aberto, já que os raios são atraídos por pontos altos e, dependendo de onde a pessoa estiver, ela pode se tornar esse ponto alto.

“Se encontrar cabos partidos na rua, não se aproxime em hipótese alguma, pois não é possível saber se o cabo está ou não energizado.  Caso o cabo partido caia sobre o seu veículo, permaneça dentro do veículo e acione a Energisa”, completa Mauricio.

Para falar com a Energisa, acione os canais de atendimento: Call Center – 0800 70 10 326; Gisa - (18) 99120-3365 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp); ou aplicativo Energisa On.

Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III – COORDENACAO
DE BUSSINESS PARTNER

Energisa abre cadastro para Banco de Talentos de pessoas com deficiência na região

28/01/2026   12h17 De olho em oportunidades futuras, empresa está cadastrando currículos para atuar em áreas administrativas Focada em pessoas que se destacam pela determinação, inovação e espírito de

IPVA 2026: conheça categorias isentas de pagamento em SP, além de motos até 180 cilindradas

28/01/2026    12h01 Carros com mais de 20 anos, portadores de deficiência e outros têm isenção do pagamento do imposto Agência SP Publicado em 28/01/2026 –

Janeiro Branco: Psicologia da FAI alerta para cuidados com a saúde mental

27/01/2026   18h33 Instituição oferece suporte através do Núcleo de Psicologia 27/01/26, às 16h10 Gustavo Amaral – MTb: 0097737/SP Núcleo de Psicologia – NUPFAI, um importante

00:00