Adamantina é um dos municípios paulistas que possui Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI)

30/10/2025   12h16

Encontro visa construção de instrumental de monitoramento do PMPI



Com o objetivo de construir o instrumental de monitoramento que servirá para acompanhar de forma técnica as metas e os indicadores de cada setor que compõe o Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI), os membros do Comitê Municipal Intersetorial pela Primeira Infância realizaram uma reunião na sede da Instituição Capaz, em Adamantina.

O encontro que contou com a participação dos membros do Comitê Municipal Intersetorial pela Primeira Infância, além dos secretários das áreas de Educação, Assistência Social e Cultura foi necessário, porque o município definiu que o PMPI será atualizado anualmente, e o primeiro ciclo de revisão está previsto para janeiro de 2026.

O PMPI é um documento de gestão e planejamento que define as diretrizes, metas e estratégias para garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos.
Ele contempla ações integradas nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, além de diretrizes de proteção, convivência familiar e comunitária e promoção do desenvolvimento integral. O plano orienta as políticas públicas voltadas à primeira infância no período de 2024 a 2033.

Conforme explica Bruno Rissatto, psicólogo do Órgão Gestor da Assistência Social e responsável pela coordenação e redação do PMPI, o plano é fundamental porque organiza as políticas públicas de forma intersetorial, garantindo que as ações voltadas à primeira infância sejam planejadas de modo articulado e contínuo.

“Ele também funciona como um instrumento de controle social e transparência, permitindo que a sociedade acompanhe o cumprimento das metas e a aplicação dos recursos voltados à criança. Além disso, o plano responde às exigências do Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257/2016) e contribui diretamente para o desenvolvimento humano e social do município”, afirma Rissatto.

Atualmente, o município desenvolve diversas ações voltadas à primeira infância:

  • Na Saúde, há acompanhamento pré-natal em todas as UBS, grupos de gestantes, campanhas de aleitamento e vacinação, e atenção odontológica infantil.
  • Na Educação, o município mantém 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola e 57,8% das crianças de 0 a 3 anos em creches, além de ações de inclusão e atendimento educacional especializado.
  • Na Assistência Social, funcionam programas e serviços como o Criança Feliz, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e o Programa Estadual VIVALEITE, que desenvolvem ações de promoção, proteção e acompanhamento de famílias e crianças, conforme as necessidades identificadas em cada território.
  • Na Cultura, ocorrem projetos de incentivo à leitura, oficinas culturais e atividades de lazer voltadas à infância.

Segundo Rissatto, o encontro teve como propósito alinhar essas ações entre os setores e definir responsabilidades e prazos de execução.

“Adamantina se destaca por ser um dos municípios paulistas que já possuem o PMPI formalizado por lei (Lei Municipal nº 4.405/2024), o que demonstra o compromisso com a primeira infância e com a construção de políticas públicas baseadas em evidências e planejamento de longo prazo”, finaliza.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato

De egressa da FAI a doutoranda da Unesp: trajetória de Daniele Cristina Ribeiro dos Santos é marcada pela busca contínua pelo conhecimento

19/06/2026  15h27 Além da atuação acadêmica, Daniele Cristina ocupa posições de destaque na área da saúde pública Por Jéssica Nakadaira A educação transformou a trajetória

FAI entrega parecer técnico ambiental da microbacia do Córrego Taipus

19/06/2026   12h23 A apresentação do diagnóstico ocorreu no campus II e reuniu estudantes, vereadores, representantes de bairros, imprensa e a comunidade local Por Jéssica Nakadaira

Com foco em inclusão e reabilitação, FAI realiza 9ª edição do Arraiá da Fisioclínica

19/06/2026   12h15 Evento reuniu alunos, docentes e pacientes no Câmpus III para atividades lúdicas que auxiliam no tratamento fisioterapêutico e promovem integração social Por Gustavo

Com previsão de mudanças no clima, Energisa segue em alerta e orienta comunidade para prevenção de acidentes elétricos

19/06/2026   15h04 As equipes da Energisa Sul-Sudeste permanecem de prontidão para mais um fim de semana com condições climáticas atípicas na região. Além da queda

Prefeitura de Adamantina participa do XVI Encontro Regional de CRAS da Nova Alta Paulista

19/06/2026   14h40 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participa nesta sexta-feira (19) do XVI Encontro Regional de CRAS da

00:00