Dicas para economizar água: pequenas ações podem gerar grandes resultados

04/11/2025   12h46

Apesar das medidas preventivas adotadas pelo Governo de SP, a participação da população continua essencial para enfrentar a escassez hídrica


Economia da população tem grande impacto nas represas Foto: Divulgação/Sabesp

  • Agência SP
  • Publicado em 04/11/2025 – 08:29

O Governo de São Paulo, em parceria com a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) e a Sabesp apresentou no dia 24 de outubro uma série de medidas que visam preservar os mananciais que abastecem a Grande São Paulo.

Apesar das medidas preventivas, a participação da população continua essencial para enfrentar a escassez hídrica. Pequenas ações diárias fazem grande diferença e têm impacto profundo na preservação das represas responsáveis pela Região Metropolitana de São Paulo.

Confira 5 dicas para economizar água

1 – O grande vilão do consumo é o banho. Um banho de 15 minutos pode gastar até 150 litros de água, o que em uma família de três pessoas pode significar 13,5 mil litros mensais. Banhos rápidos, de 5 minutos, podem economizar até 9 mil litros por mês.

2- A descarga também consome bastante água. Cheque sempre se não há vazamentos e evitem jogar papel higiênico para não causar entupimento e aumentar o desperdício.

LEIA TAMBÉM: Novo reservatório garante mais água para Ubatuba antes da chegada do verão

3 – Na cozinha, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa a louça e abra apenas no momento de fazer o enxágue. Caso tenha máquina de lavar louça, ligue apenas quando estiver cheia.

4 – Junte o máximo de roupa suja antes de ligar a máquina de lavar roupas. Não esqueça que a água descartada no final da lavagem pode ser usada em outras atividades, como lavar calçadas ou varandas.

5 – Opte sempre por vassoura no lugar das mangueiras para limpar a calçada, o quintal e outras áreas da casa.  Se precisar lavar o carro, use o balde, ao invés da mangueira.

LEIA TAMBÉM: Famílias de baixa renda da Grande São Paulo vão receber caixas d’água

Novo modelo de gestão hídrica

A nova metodologia estabelece sete faixas de acompanhamento, que representam diferentes níveis de criticidade. Cada faixa determina medidas específicas para proteger os reservatórios e assegurar o abastecimento. “Desta forma, a gente consegue ter um escalonamento de medidas a depender da contingência. É mais uma medida do Estado de São Paulo em prol do planejamento e da prevenção”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

O modelo incorpora critérios técnicos para garantir estabilidade aos mananciais que compõem o Sistema Integrado Metropolitano (SIM). As faixas variam entre prevenção e contingência controlada, com aplicação progressiva de ações, como a redução da pressão noturna e redução temporária na rede até, em casos excepcionalmente críticos, o rodízio de abastecimento e o envio de caminhões-pipa para serviços essenciais. Clique aqui e entenda o novo sistema.

Detran-SP moderniza exame de CNH, autoriza carro automático e retira etapa de baliza

27/01/2026   11h13 Novas regras entram em vigor como parte das medidas para facilitar a CNH Os novos motoristas já podem economizar tempo e dinheiro para

Detran de São Paulo tira teste de baliza para exame da CNH

27/01/2026   10h55 Candidatos poderão fazer o teste usando veículo automático Agência Brasil Publicado em 27/01/2026 – 08:42 São Paulo O Departamento Estadual de Trânsito de

INSS não deixará de pagar aposentadoria a quem não tem nova identidade

27/01/2026   10h45 Circulam notícias falsas de que o INSS deixaria de pagar benefícios Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Publicado em 26/01/2026 – 18:13

00:00