Energisa alerta sobre riscos de acidentes elétricos durante serviços perto da rede de energia

03/02/2026   14h08



Posicionar a escada para podar árvore ou fazer uma manutenção em altura. Montar o andaime para levantar ou pintar uma parede. Movimentar a caçamba do caminhão para descarregar materiais. Mesmo que não trabalhe com construção civil, certamente você já presenciou uma cena dessas. O que nem todos se atentam é que durante essas atividades um descuido pode resultar em acidente grave com a rede elétrica.

“O simples fato de movimentar uma ferramenta perto da fiação pode ocasionar o choque por indução. De forma prática, isso acontece quando se manuseia um objeto metálico próximo da rede elétrica. Esse objeto pode ser energizado e a pessoa sofrer um choque e, consequentemente, lesões graves e até fatais”, explica o técnico de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Anselmo Henrique Camargo.

Na lista de objetos condutores de eletricidade estão escadas e estruturas metálicas, extensores de rolo de pintura, cabos, calhas, entre outros. Por isso, a Energisa tem intensificado as orientações sobre como trabalhar com segurança e evitar acidentes com a rede elétrica.

Guardião da Segurança
O programa Guardião da Segurança é uma das iniciativas da concessionária para orientar a população sobre os riscos reais de acidentes.

“Todos os dias nossas equipes estão nas ruas observando pedreiros, pintores, serralheiros, serventes, instaladores de antenas. Diante de qualquer situação de risco, abordamos esses profissionais e orientamos sobre os riscos aos quais estão expostos. Há ocasiões em que recomendamos a paralisação da obra, até que as normas de segurança sejam atendidas”, expõe Anelsmo.

Em 2025 foram 62 notificações de irregularidades na construção civil na região e um acidente de choque elétrico com a comunidade.

“Precisamos multiplicar essas orientações de segurança para evitar que outros acidentes aconteçam. E, até mesmo quem não trabalha com construção civil precisa conhecer os riscos para alertar quando perceber alguém em situação de perigo”.

Confira as orientações da Energisa para evitar acidentes na construção civil:

  • Monte andaimes e posicione escadas a uma distância segura da rede elétrica.
  • Nunca deixe vergalhões, calhas ou estruturas metálicas próximas aos fios.
  • Ao manobrar caminhões, verifique a altura do veículo e a distância da rede elétrica.
  • Instale antenas em local seguro, garantindo que, em caso de queda, não haja contato com a rede elétrica. Se a antena cair próxima aos fios, não tente recuperá-la.
  • Não arremesse cabos sobre a rede elétrica, mesmo que estejam encapados.

Em caso de necessidade, entre em contato com a Energisa Sul-Sudeste: aplicativo Energisa On, Gisa /WhatsApp: (18) 99120-3365; Site: www.energisa.com.br; ou Call Center 0800 701 0326.

Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III – COORDENACAO
DE BUSSINESS PARTNER

Docentes e alunos da FAI marcam presença no CIOSP 2026

03/02/2026    17h06 Professores Lívia Maluf e Fábio Perassi ministraram atividades científicas no maior congresso de odontologia da América Latina Por Gustavo Amaral – MTB:

Professores da rede pública de ensino de Adamantina já receberam o aumento da complementação salarial atingindo o mínimo nacional determinado pelo governo

03/02/2026   17h15 O piso salarial para os professores da rede pública estipulado por medida provisória foi modificado em 21 de janeiro de 2026. A medida

Programa Feira da Mulher Empreendedora em Adamantina passa a contar com a parceria do Fundo Social e contará com a criação de uma comissão

03/02/2026   16h55 O programa Feira da Mulher Empreendedora, inicialmente sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, passa a contar também com a parceria do

00:00