Governo de SP capacita prefeituras para gestão de resíduos

11/02/2026   11h24

Iniciativa faz parte do programa Integra Resíduos, que busca desenvolver a gestão dos resíduos sólidos urbanos em todas as suas etapas

Com uma população de 45,2 milhões de habitantes, o estado de São Paulo gera aproximadamente 40 mil toneladas de resíduos sólidos por dia
  • Agência SP
  • Publicado em 11/02/2026 – 07:29

O Governo de SP deu início a um programa de capacitação técnica para gestores municipais enfrentarem um dos maiores desafios ambientais e sanitários: a gestão dos resíduos sólidos. A capacitação técnica, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), tem como objetivo de viabilizar uma destinação ambientalmente adequada dos materiais e faz parte do programa Integra Resíduos, que busca fortalecer e aprimorar o manejo de resíduos nas cidades paulistas, considerando as necessidades regionais e locais em todas as etapas, desde a geração até a destinação final. A ação tem um investimento total aproximado de R$ 6,3 milhões para capacitar técnicos em todas as 16 regiões paulistas.

Alinhada às diretrizes e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), a primeira capacitação foi realizada em Assis, na região de Marília. O curso, com duração de oito horas, reuniu cerca de 50 participantes, incluindo gestores municipais, representantes de associações e cooperativas de catadores, e outros interessados.

Ministrada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), a oficina abordou temas essenciais como sustentabilidade financeira, educação ambiental, coleta seletiva, aspectos jurídicos e planejamento logístico da gestão de resíduos. A fundação aplicou uma metodologia baseada em um diagnóstico regional detalhado, que permitiu propor soluções customizadas para os municípios.

O subsecretário de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Semil, Cristiano Kenji, comentou sobre o papel do Estado em auxiliar municípios a avançarem na gestão de resíduos sólidos “Essa capacitação fortalece a capacidade dos municípios de implementar soluções eficientes e sustentáveis para a gestão de resíduos, respeitando as características regionais. É uma política pública que conecta o planejamento estadual às necessidades locais, gera economia, reduz impactos ambientais e melhora diretamente os serviços prestados ao cidadão.”

Conheça a programação por região: 

No mês de fevereiro: Assis (03/02 – região de Marília); Lins (05/02 – região de Bauru); Caçapava (10/02 – região de São José dos Campos); Itu (12/02 – região de Sorocaba); Sertãozinho (24/02 – região de Ribeirão Preto) e Aramina (26/02 – região de Franca).

Em março, será na cidade de Lucélia (03/03 – região de Presidente Prudente); Guararapes (05/03 – região de Araçatuba); Piraju 10/03 – região de Itapeva); Ribeirão Bonito (12/03 – região Central); Suzano (17/03 – RMSP); Cajati (19/03 – região de Registro); Valentim Gentil (24/03 – região de São José do Rio Preto); e Pirangi (26/03 – região de Barretos).

Já no mês de abril, as oficinas serão finalizadas nas cidades de São Vicente (07/04 – região de Santos) e Socorro (09/04 – região de Campinas).

Treinamento online 

Adicionalmente, está prevista para o próximo mês a realização de capacitação destinada a 335 municípios aderentes ao Programa Integra Resíduos, na modalidade à distância, com carga horária total de 20 horas. Dentre as disciplinas abordadas estão o papel do município na gestão dos resíduos, planejamento, análise financeira, logística, entre outros.

Sobre o Integra Resíduos  

Lançado em 2024, o Integra Resíduos tem como objetivo modernizar a gestão de resíduos sólidos por meio de modelos regionais, oferecendo soluções economicamente viáveis para os municípios. A iniciativa abrange desde o planejamento até a atração de investimentos.

O programa será desenvolvido em ciclos. Nesta primeira etapa, participam 65 municípios, organizados em três consórcios intermunicipais, além da Região Metropolitana de Campinas, em parceria com a Companhia Paulista de Parcerias (CPP), vinculada à Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI). Paralelamente, todos os municípios que se inscreveram no programa recebem capacitação para fortalecer a governança e preparar as próximas fases.

No momento, o programa encontra-se na fase de diagnóstico de engenharia. Já foram realizadas visitas aos municípios para levantamento da infraestrutura existente, bem como o recebimento de dados e informações das prefeituras. Em conjunto com a equipe de engenharia, está em andamento a estruturação do projeto, incluindo a definição das rotas tecnológicas e dos pontos de transbordo. A publicação do edital está prevista terceiro trimestre de 2026.

Destinação do lixo urbano em SP 

Com uma população de 45,2 milhões de habitantes, o estado de São Paulo gera aproximadamente 40 mil toneladas de resíduos sólidos por dia, o que representa um custo anual de cerca de R$ 6 bilhões apenas com a destinação do lixo urbano.

Entre os 645 municípios paulistas, 536 produzem menos de 50 toneladas por dia, e cerca de 200 percorrem mais de 50 quilômetros para realizar a disposição final dos resíduos. Atualmente, 114 aterros sanitários têm vida útil igual ou inferior a dois anos, o que evidencia a urgência da adoção de soluções regionais estruturadas.

FAI promove palestra sobre os impactos da Reforma Tributária no sistema brasileiro

11/02/2026   11h38 Evento será aberto à participação da comunidade externa Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI) realiza no próximo dia 23 de

Adamantina já conta com 53 câmeras de monitoramento instaladas na nova etapa do projeto integrado ao Programa Muralha Paulista

11/02/2026   16h27 A ação conjunta realizada por meio das Secretarias Municipais de Administração, Planejamento e Obras já conta com a instalação de 53 câmeras de

Estado de SP inicia o maior projeto de hidrômetros inteligentes do mundo, reforçando o uso consciente da água em período de estiagem

11/02/2026   16h18 Novos medidores ampliam o acompanhamento do consumo, ajudam a identificar vazamentos e fortalecem a gestão dos recursos hídricos em cenário de chuvas abaixo

Representando Adamantina, casal batista integra missão que atende ribeirinhos no Amazonas

11/02/2026   15h51 O pastor da PIB Adamantina e a esposa se uniram a voluntários batistas de todo o Brasil para levarem atendimentos de saúde e o

00:00