Encontro de cuidadores de idosos com demência promove acolhimento e troca de experiências

26/02/2026   16h48

A dinâmica permitiu que os participantes compartilhassem experiências, dificuldades e estratégias de resiliência

Por Jéssica Nakadaira


O Centro Universitário de Adamantina (FAI), em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou na noite da última quarta-feira, 25, mais uma edição do Grupo de Apoio a Cuidadores de Idosos com Demência.

O encontro ocorreu no Laboratório de Habilidades do Bloco I, no Câmpus II, reunindo diversos familiares e profissionais que lidam com patologias como o Alzheimer.

Diferente de edições focadas em instruções clínicas, a programação de quarta-feira priorizou o bem-estar emocional do cuidador. A dinâmica permitiu que os participantes compartilhassem experiências, dificuldades e estratégias de resiliência, sob a coordenação de uma equipe multidisciplinar.

O projeto, iniciado em 2024, visa não apenas qualificar o atendimento doméstico ao idoso, mas reduzir a sobrecarga física e mental daqueles que dedicam sua rotina ao cuidado.

O idealizador da iniciativa e coordenador do curso de Medicina da FAI, Prof. Dr. Alessandro Jacinto, destacou a importância de humanizar o olhar sobre quem cuida. “Nosso objetivo vai além da orientação técnica sobre a doença. Queremos oferecer um porto seguro onde o cuidador possa expressar suas angústias sem julgamentos. Quando cuidamos de quem cuida, estamos, indiretamente, melhorando a qualidade de vida do próprio paciente”, afirmou o médico geriatra.

As reuniões acontecem toda última quarta-feira do mês, na FAI, às 19 horas, abertas ao público. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 18 3502-3130 e/ou pelas redes sociais pelas redes sociais: @grupodeapoioacuidadores

Crédito das fotos: Jéssica Nakadaira
Legenda: O encontro reuniu diversos familiares e profissionais que lidam com patologias como o Alzheimer

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Gustavo Amaral – MTb.: 0097737/SP
Centro Universitário de Adamantina

Adamantina realiza lançamento oficial da 34ª ExpoVerde 2026

27/08/2026   17h05 Na noite desta quarta-feira, 26 de agosto, foi realizado, no Espaço Wanda Maion, em Adamantina, o lançamento oficial da 34ª ExpoVerde 2026, que

ExpoVerde 2026 promove ação solidária em prol do Fundo Social de Adamantina

27/08/2026   15h41 A ExpoVerde 2026 – Raízes do Futuro, realizada pela Prefeitura Municipal de Adamantina e pelo Lar dos Velhos, terá uma ação especial de

Prefeitura de Adamantina informa suspensão temporária do recebimento de lixo eletrônico

27/08/2026   15h25 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, informa que o recebimento de lixo eletrônico ficará

00:00