Com patrocínio da Energisa, programa ZUPT leva ensino de eficiência energética a escolas de Prudente

27/02/2026   13h46

Aprender sobre energia e meio ambiente por meio de experiências inovadoras que colocarão os estudantes para pensar e sentir a energia que está neles mesmos. Em síntese, esta é a proposta de mais um importante projeto patrocinado pela Energisa Sul-Sudeste, por meio do meio do Programa de Eficiência Energética (PEE). O ZUPT – A Energia da Vida trata-se de uma metodologia educacional desenvolvida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), sob gestão da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), em parceria com o Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA).

O ZUPT pretende formar cidadãos conscientes e atentos ao consumo de energia, estimulando e apoiando o ensino da eficiência energética e da cidadania planetária na educação básica. Para isso, foi criado um projeto que fará parte de ações educativas das concessionárias de energia de todo o país, tendo como público-alvo estudantes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental e os educadores de escolas públicas e privadas. É importante ressaltar que o ZUPT será executado por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa Sul-Sudeste, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e que tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica.

Após implementações em Cataguases (MG), Palmas (TO), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT) e Rio Branco (AC), o ZUPT ganhará uma nova etapa, desta vez em Presidente Prudente (SP). No dia 3 de março, terça-feira, a partir das 14h. O Auditório da sede da Energisa Sul-Sudeste receberá o lançamento do projeto, em evento com a presença do diretor-presidente da concessionária, José Adriano Mendes Silva, além dos membros que irão representar a ENBPar e diretores da rede de ensino de Presidente Prudente.


No evento de lançamento, educadores e autoridades terão a oportunidade de se aprofundar no universo do ZUPT e conhecer de perto todos os materiais do programa – tanto físicos quanto digitais. A cerimônia contará, ainda, com a entrega de certificados aos professores que concluíram a capacitação em nossa plataforma digital.

Com sua chegada ao estado de São Paulo, o ZUPT confirma de maneira prática o seu objetivo de fazer com que pequenas atitudes e mudanças de hábitos gerem grandes transformações sociais, por meio das crianças como multiplicadoras das experiências vividas em sala.

 SERVIÇO – ZUPT – PRESIDENTE PRUDENTE/SP

Evento de Implementação

Dia: 03 de março de 2026

Horário: 14h (Horário de Brasília)

Local: Auditório Energisa Sul-Sudeste

Endereço: Endereço: Rodovia Assis Chateaubriand, S/N, KM 455, Vila Maria, CEP 19053-680 – Presidente Prudente / SP


Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III – COORDENACAO
DE BUSSINESS PARTNER

Adamantinenses participam da Hortitec 2026, em Holambra, por meio de caravana promovida pelo Sebrae

18/06/2026   11h42 Produtores rurais e empresários de Adamantina participam da Hortitec 2026, em Holambra (SP), nesta quinta-feira 18 de junho, por meio da Caravana Sebrae,

Com a chegada do inverno, Energisa alerta sobre hábitos que podem impactar a conta de energia

18/06/2026   11h04 Concessionária orienta a população a acompanhar as informações da fatura para identificar períodos de maior consumo e evitar desperdícios de energia. O inverno

Energisa conclui projeto de eficiência energética Unidade Básica de Saúde e escolas de Lucélia

17/06/2026   19h38 Foram investidos aproximadamente R$ 200 mil na instalação de um sistema de energia fotovoltaica, novas lâmpadas de LED e aparelho de ar condicionado A Energisa Sul-Sudeste concluiu um importante projeto de eficiência energética

00:00