SEDS apresenta avanços da assistência social no Estado de São Paulo no 26º Encontro Regional Congemas

07/05/2026   14h55

Evento, em Campinas, traz os desafios para o fortalecimento do SUAS e da proteção social como política de estado

O 26º Encontro Regional Congemas – Sudeste ocorre nesta quinta (7) e sexta-feira (8), em Campinas, com o tema “O SUAS na perspectiva municipalista: avanços, desafios e sua função na consolidação da proteção social brasileira”.

A secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), Andrezza Rosalém, a secretária executiva, Juliana Armede, e a vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas-SP), Fernanda Varandas, participam da mesa de abertura do evento organizado pelo Congemas, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social.

“Quando falamos de SUAS falamos de pacto federativo e de como o diálogo constante entre as instâncias federal, municipal e estadual pode aprimorar o Sistema. É isso que o Estado de São Paulo tem feito e é esse o nosso papel no pacto federativo”, afirmou a secretária.

Fizeram parte da abertura também o prefeito de Campinas, Dario Saadi, a secretária Nacional de Assistência Social (SNAS), Rosilene Cristina Rocha, o Presidente do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (CONGEMAS), Ricardo de Santana Marques, e a presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social de São Paulo, Rita de Cássia Barreira Junquilho de Freitas.

A secretária apresentou um panorama da evolução da assistência social no estado de São Paulo destacando o aumento do cofinanciamento que passou de R$ 220 milhões para R$ 370 milhões, investidos nos últimos 18 anos. O incremento nos investimentos permitiu a adoção de uma metodologia de redistribuição mais justa dos recursos e 606 municípios tiveram aumento de até 1.869% nos seus repasses.

Outros destaques da SEDS apresentados no encontro pela secretária foram a estruturação do Plano Estadual de Apoio Técnico, para padronizar metodologias de trabalho, com 26 planos regionais respeitando as especificidades territoriais e fortalecendo a gestão local.

Além da ampliação do investimento em Vigilância Socioassistencial; padronização dos serviços socioassistenciais voltados à população que vive em situação de rua; fomento às pesquisas acadêmicas para construir políticas públicas sustentadas por dados e evidências; implementação dos projetos Com Vivência e Conversa de Homem; e o programa inovador SuperAção de Superação da Pobreza que está em 48 municípios, com mais de 2 mil famílias aderidas.

O encontro foi também uma oportunidade de ação formativa direcionada aos trabalhadores do SUAS e de debate sobre os principais desafios para articulação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Sudeste, além de outros temas como o fortalecimento do sistema, inovação na gestão pública, planejamento e fortalecimento das funções estruturantes da assistência social.

Programação estratégica

Os painéis do segundo dia do evento vão destacar a função de proteção social no SUAS com debate sobre estratégias de fortalecimento da proteção social básica e especial; a função de vigilância socioassistencial e planejamento no SUAS com discussão sobre instrumentos como prontuário SUAS, CadÚnico, sistemas oficiais e pacto de aprimoramento da gestão; reflexão sobre a função do SUAS na defesa e garantia de direitos e na promoção da segurança de renda; além da Agenda estratégica do SUAS e desafios para o futuro da política.

Ao final dos painéis, as principais contribuições dos grupos de trabalho para consolidar a assistência social como política de estado serão direcionadas à organização do 26º Encontro Nacional do Congemas, que será realizado de 16 a 19 de junho, em Fortaleza.

 

Serviço: Encontro Regional CONGEMAS – Sudeste

Data: 7 a 8 de maio de 2026

Horário: das 8h às 17h

Local: Hotel Premium Norte, Rua Novo Hotel, 931, Nova Aparecida – Campinas/SP

 

Coordenador de Medicina da FAI é credenciado como orientador de mestrado e doutorado na USP

07/05/2026   10h13 Prof. Dr. Alessandro Ferrari Jacinto passa a integrar o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da EACH-USP Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O

Adamantina intensifica mobilização do Maio Laranja com foco na proteção de crianças e adolescentes

07/05/2026   15h53 Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, segue ampliando as ações da

Prefeitura de Adamantina desenvolve ações do Maio Amarelo com foco na conscientização e redução de acidentes

07/05/2026   15h32 A Prefeitura de Adamantina promove durante o mês de maio uma série de ações dentro da campanha Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização

Secretaria de Assistência Social de Adamantina participa do Encontro Regional do CONGEMAS Sudeste

07/05/2026   15h11 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participa do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de

00:00