Estudantes de Nutrição promovem oficina de alimentação saudável para funcionários da FAI

29/05/2026   13h25

Atividade extensionista teve o objetivo de incentivar hábitos mais equilibrados no dia a dia

Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP

No último dia 21 , acadêmicos do 5º termo do curso de Nutrição do Centro Universitário de Adamantina – FAI realizaram uma ação especial voltada à saúde e ao bem-estar dos colaboradores da própria instituição. A atividade extensionista, intitulada “Alimentação Saudável no dia a dia” , teve como público-alvo os funcionários e funcionárias do setor de limpeza da FAI. O encontro ocorreu no Laboratório de Técnica e Dietética, localizado no Bloco IV do campus.

O objetivo principal da iniciativa foi fornecer orientações sobre alimentação saudável, buscando incentivar a adoção de hábitos alimentares que sejam ao mesmo tempo equilibrados e financeiramente acessíveis para a rotina dos trabalhadores. A ação faz parte da disciplina de Educação Nutricional I.

A metodologia adotada pelos universitários combinou momentos teóricos e práticos para garantir uma troca de experiências efetiva. Inicialmente, os colaboradores participaram de uma apresentação dialogada e expositiva. Foram abordados temas essenciais, como a organização das compras para evitar o desperdício de alimentos, a importância de prestar atenção aos sinais físicos de fome e saciedade, o fracionamento adequado das refeições e estratégias para organizar a rotina alimentar.

Na sequência, a teoria deu lugar à prática. Os participantes foram convidados a colocar a “mão na massa” diretamente nas bancadas do laboratório. Sob a orientação ativa dos acadêmicos, os funcionários aprenderam a preparar marmitas equilibradas e lanches nutritivos, que incluíram hambúrguer artesanal, patê de frango e até mesmo um bolo “fit”. Segundo o relatório da atividade, essa vivência tornou o aprendizado mais dinâmico e facilmente aplicável à realidade doméstica de cada um.

Integração e resultados

O evento foi marcado pelo grande envolvimento e entusiasmo do público. As funcionárias relataram bastante motivação com a experiência de aprendizado, revelando que já observavam a movimentação rotineira do laboratório e nutriam o desejo de participar de momentos como aquele.

O encerramento da oficina contou com a degustação de todas as preparações desenvolvidas em conjunto. Para garantir que os novos hábitos se estendam para fora do campus, a equipe distribuiu panfletos educativos contendo as receitas ensinadas e dicas de organização diária.

A ação reforça o compromisso da FAI com a sua comunidade interna, promovendo uma educação alimentar acessível e humanizada. Além de beneficiar os colaboradores, a prática extensionista contribui de forma significativa para a formação dos futuros nutricionistas, que vivenciam na prática o contato direto e a promoção da saúde.

FAI NutriExtensao (10)FAI NutriExtensao (8)FAI NutriExtensao (1)FAI NutriExtensao (3)FAI NutriExtensao (6)FAI NutriExtensao (4)FAI NutriExtensao (5)FAI NutriExtensao (7)FAI NutriExtensao (9)FAI NutriExtensao (2)

 

Crédito das fotos: Profa. Ma. Raquel Clapis Ribas Tripoloni
Legenda: Além de beneficiar os colaboradores, a prática extensionista contribui de forma significativa para a formação dos futuros nutricionistas

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Jéssica Nakadaira
Gustavo Amaral – MTb.: 0097737/SP
Centro Universitário de Adamantina

Egresso de Engenharia Civil da FAI alia empreendedorismo e pesquisa científica em sustentabilidade

16/07/2026   15h40 Vinícius dos Santos Mantovani se formou na primeira turma do curso em 2017 Por Jéssica Nakadaira O engenheiro civil Vinícius dos Santos Mantovani,

PAT divulga vagas de emprego para professor de Muay Thai e atendente PCD

16/07/2026   15h46 O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Adamantina,  órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com oportunidades de emprego abertas para

ExpoVerde 2026: Adamantina prepara grande celebração da tradição, inovação e desenvolvimento regional

16/07/2026   12h33 Adamantina se prepara para receber mais uma edição da ExpoVerde, um dos maiores e mais tradicionais eventos da Nova Alta Paulista. A 34ª

00:00