Com previsão de mudanças no clima, Energisa segue em alerta e orienta comunidade para prevenção de acidentes elétricos

19/06/2026   15h04

As equipes da Energisa Sul-Sudeste permanecem de prontidão para mais um fim de semana com condições climáticas atípicas na região. Além da queda nas temperaturas, há previsão de chuvas e ventos fortes que podem atingir diversos municípios da área de concessão. Diante desse cenário, a distribuidora reforçou seu plano operacional e mobilizou equipes para atender, com agilidade, possíveis ocorrências no sistema elétrico.

Segundo a concessionária, as equipes estarão mobilizadas a partir da tarde desta sexta-feira (19), preparadas para atuar em situações emergenciais que possam comprometer o fornecimento de energia.

“Toda essa mobilização tem como objetivo agilizar o trabalho das nossas equipes caso as previsões se confirmem e as chuvas provoquem danos à rede elétrica”, explica Mauricio Arantes, coordenador do Centro de Operação Integrado (COI) da Energisa Sul-Sudeste.

Além das equipes de campo, os times de atendimento e as áreas de apoio também foram colocados em estado de atenção para garantir maior rapidez no suporte aos clientes.

Prevenção

Além do reforço operacional, a Energisa alerta para a adoção de medidas preventivas durante as tempestades. Ao perceber mudanças bruscas no tempo, a orientação é buscar abrigo em locais fechados, evitando permanecer em áreas abertas, sob árvores ou próximo a estruturas metálicas.

Dentro de casa, recomenda-se retirar aparelhos eletroeletrônicos das tomadas e evitar o uso de equipamentos ligados à rede elétrica durante a tempestade, utilizando o celular apenas em casos de necessidade.

Para quem estiver dirigindo, a recomendação é não estacionar sob árvores de grande porte e evitar locais sujeitos a alagamentos. O mais seguro é permanecer dentro do veículo até que a chuva diminua.

Caso cabos de energia caiam sobre o veículo, a orientação é manter a calma, permanecer dentro do automóvel sem tocar nas partes metálicas e acionar imediatamente a Energisa pelos canais de atendimento: 0800 70 10 326, aplicativo Energisa On ou Gisa/WhatsApp (18) 99120-3365.

Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III – COORDENACAO
DE BUSSINESS PARTNER

De egressa da FAI a doutoranda da Unesp: trajetória de Daniele Cristina Ribeiro dos Santos é marcada pela busca contínua pelo conhecimento

19/06/2026  15h27 Além da atuação acadêmica, Daniele Cristina ocupa posições de destaque na área da saúde pública Por Jéssica Nakadaira A educação transformou a trajetória

FAI entrega parecer técnico ambiental da microbacia do Córrego Taipus

19/06/2026   12h23 A apresentação do diagnóstico ocorreu no campus II e reuniu estudantes, vereadores, representantes de bairros, imprensa e a comunidade local Por Jéssica Nakadaira

Com foco em inclusão e reabilitação, FAI realiza 9ª edição do Arraiá da Fisioclínica

19/06/2026   12h15 Evento reuniu alunos, docentes e pacientes no Câmpus III para atividades lúdicas que auxiliam no tratamento fisioterapêutico e promovem integração social Por Gustavo

Prefeitura de Adamantina participa do XVI Encontro Regional de CRAS da Nova Alta Paulista

19/06/2026   14h40 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participa nesta sexta-feira (19) do XVI Encontro Regional de CRAS da

Governo fixa em R$ 5,1 mil novo piso nacional do magistério

19/06/2026   14h21 Lei altera também regra para reajuste anual Agência Brasil Publicado em 19/06/2026 – 10:00 Brasília O governo federal sancionou nesta sexta-feira (19) lei que fixa

00:00