SAPP da FAI lança Manual de Boas Práticas de Convivência no Ambiente Universitário

04/08/2026   15h08

Documento orienta estudantes, docentes e funcionários sobre convivência respeitosa, inclusiva e livre de discriminações

Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP


O Centro Universitário de Adamantina – FAI, por meio de seu Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP), reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente universitário acolhedor, ético e responsável ao lançar o Manual de Boas Práticas de Convivência no Ambiente Universitário. O documento foi desenvolvido com o objetivo de orientar estudantes, docentes e técnicos-administrativos sobre os princípios, valores, direitos e deveres que norteiam uma convivência solidária e livre de qualquer tipo de discriminação.

Fundamentado em referências técnicas e científicas, o manual apresenta conceitos importantes para o dia a dia da comunidade acadêmica. O material detalha marcos legais e as formas de violência que devem ser reconhecidas e combatidas no espaço institucional. Além de ser um guia de conduta, o documento indica os canais institucionais disponíveis para apoio àqueles que necessitarem.

A iniciativa parte da compreensão de que o período vivenciado na instituição envolve intensas transformações pessoais, acadêmicas e profissionais. Dessa forma, a FAI busca garantir que todos que estudam ou trabalham no campus encontrem condições reais de acesso, permanência, participação e aprendizagem com igualdade de oportunidades, sempre respeitando as diferenças e prestando atenção às vulnerabilidades de cada indivíduo.

Política de Inclusão

O novo manual integra a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão da FAI, que orienta a promoção de ambientes seguros e acessíveis, em total alinhamento às diretrizes de direitos humanos e à legislação brasileira. A instituição baseia suas ações em leis vigentes, como a Lei de Acessibilidade (Lei n.º 10.098/2000), a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI – Lei n.º 13.146/2015) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Dentro dessa política, o SAPP atua como um pilar estratégico. O setor é responsável pelo acolhimento, estudo de caso, orientação e acompanhamento psicopedagógico e psicossocial da comunidade. Por meio de uma escuta qualificada, o serviço apoia a construção de estratégias mais sensíveis às necessidades de todos, colaborando ativamente para a redução da evasão escolar, o fortalecimento do engajamento estudantil e a qualificação da experiência acadêmica.

Além do foco nos alunos, o SAPP também articula ações que favorecem relações saudáveis no trabalho, o cuidado com a saúde mental e a construção de um ambiente profissional digno e colaborativo para docentes e técnicos-administrativos.

Contato

Estudantes, professores e funcionários que precisarem de apoio, acolhimento ou quiserem mais informações sobre as ações inclusivas da instituição podem procurar o Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) por meio dos canais oficiais:

  • WhatsApp: (18) 99796-6734
  • Telefone: (18) 3502-7010 (Ramal 7236)
  • E-mail: [email protected]

Crédito das fotos: Agência/FAI
Legenda: Os atendimentos do SAPP acontecem de segunda a sexta, das 11h às 21h

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Jéssica Nakadaira
Gustavo Amaral – MTb.: 0097737/SP
Centro Universitário de Adamantina

Egressa da primeira turma, Prof.ª Dra. Marceli Moço Silva assume a coordenação de Odontologia da FAI

04/08/2026   16h20 A profissional ingressou no corpo docente da FAI em 2010 Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI) anuncia a Profa. Dra.

Abertura oficial da Semana Municipal da Capoeira reúne autoridades, estudantes e comunidade em Adamantina

04/08/2026   16h30 O Anfiteatro Fernando Paloni, no centro de Adamantina, recebeu um grande público na noite de ontem, segunda-feira (3), para a solenidade de abertura

Energisa e Defesa Civil promovem seminário regional para fortalecer ações preventivas em eventos climáticos severos

04/08/2026   15h40 Em sua quarta edição, encontro reunirá representantes de órgãos públicos, instituições e empresas da região para discutir estratégias integradas de prevenção, resposta e

00:00