Agosto Lilás: Prefeitura de Adamantina destaca reunião do Comitê Interinstitucional de Governança nesta quinta-feira (6)
05/08/2026 18h17


A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Poder Judiciário realiza nesta quinta-feira (6), às 10h, no Fórum, a Reunião do Comitê Interinstitucional de Governança, uma das principais ações da programação do Agosto Lilás no município. O encontro reúne representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, forças de segurança, instituições de ensino e órgãos municipais para fortalecer a articulação da rede de proteção às mulheres e discutir estratégias de enfrentamento à violência de gênero.
A reunião integra a programação do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de reconhecer os sinais da violência, incentivar a denúncia e fortalecer a rede de atendimento às vítimas.
As ações contam com a participação do Projeto Soul Feminina, que desenvolve atividades educativas utilizando a Cartilha da Mulher, promovendo debates, ações de letramento emocional e conscientização em escolas, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais, em parceria com o Sincomercio.
O projeto reúne importantes instituições, entre elas o Poder Judiciário, as forças de segurança, a Prefeitura de Adamantina e entidades parceiras, fortalecendo a atuação integrada em defesa dos direitos das mulheres.
Além do Projeto Soul Feminina, a programação conta com o apoio do CRAS, CREAS, Centro Universitário de Adamantina (FAI), Sincomercio, Lions Clube, Secretaria Municipal de Saúde, OAB, Polícia Civil, Polícia Militar, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e Conselho Municipal de Saúde (CMS).
Totem Violentômetro
O Totem Violentômetro será instalado no Parque dos Pioneiros com o objetivo de sensibilizar a população sobre a violência contra a mulher. A ferramenta apresenta, de forma visual e educativa, os principais sinais de alerta que podem indicar situações de violência, além de divulgar os canais oficiais de denúncia e de apoio às vítimas, incentivando a busca por ajuda.
A expectativa é ampliar o conhecimento e a conscientização de toda a população sobre a importância do enfrentamento à violência de gênero. Além de informar as mulheres sobre seus direitos e os serviços disponíveis, a iniciativa busca envolver toda a sociedade na prevenção, identificação e denúncia de casos de violência.
O Totem Violentômetro será instalado de forma permanente no Parque dos Pioneiros. A escolha do local se deve ao grande fluxo de pessoas, permitindo que a mensagem alcance um número significativo de moradores e visitantes ao longo do ano.
Programação para os próximos dias;
6 de agosto (quinta-feira)
Reunião do Comitê Interinstitucional de Governança
Horário: 10h
Local: Fórum de Adamantina
Participantes: Tribunal de Justiça, Ministério Público, Centro Universitário de Adamantina (FAI), OAB, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), 2ª Companhia do 25º Batalhão da Polícia Militar do Interior e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
7 de agosto (sexta-feira)
Inauguração do Totem “Violentômetro”
Horário: 9h
Local: Parque dos Pioneiros
10 de agosto (segunda-feira)
Formação da equipe do CREAS
Tema: Metodologia para a Construção da Autonomia, da Liberdade de Escolha e Emancipação da Mulher
Horário: 8h
Local: CREAS
10 de agosto (segunda-feira)
Conexão Direito – Soul Feminina
Horário: 19h
Local: Auditório da FAI
11 de agosto (terça-feira)
Apresentação da Cartilha Soul Feminina
Tema: Da Identificação à Transformação: compreendendo as violências para promover autonomia e emancipação
Horário: 8h
Local: Secretaria Municipal de Saúde
A Prefeitura de Adamantina reforça o convite para que a população acompanhe e participe das ações do Agosto Lilás, iniciativa que fortalece a conscientização, a prevenção e a atuação integrada da rede de proteção às mulheres.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Diretor de Comunicação
Caio Vasques
Jornalista
Natacha Dominato