Adamantina conquista 1º lugar em Língua Portuguesa e 3º lugar em Gestão no II Seminário Regional de Boas Práticas

01/10/2026   16h46

Prática desenvolvida na EMEF Navarro de Andrade, pela professora Maria Angélica, avança para a etapa do Polo 9

Adamantina foi destaque no II Seminário Regional de Boas Práticas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, realizado ontem, quarta-feira (30), pela Unidade Regional de Ensino (URE) de Adamantina, na Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente.

O município conquistou o 1º lugar na categoria Competências em Língua Portuguesa e o 3º lugar no eixo Gestão da Rede Municipal de Educação, evidenciando experiências desenvolvidas por profissionais da rede municipal de ensino.

Com o tema “Quando a Coragem Encontra o Coração e a Sabedoria”, o seminário integra as ações do Programa Alfabetiza Juntos SP e teve como proposta promover a socialização de experiências pedagógicas, a troca de conhecimentos entre educadores e o fortalecimento de práticas voltadas à alfabetização e à recomposição das aprendizagens.

Prática de alfabetização conquista 1º lugar

O destaque de Adamantina na categoria Competências em Língua Portuguesa veio com a prática “Da palavra à Fluência: um percurso intencional de alfabetização e formação de leitores”, desenvolvida pela professora Maria Angélica dos Santos Feitoza, da EMEF Navarro de Andrade, com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental.

A experiência partiu da identificação dos diferentes níveis de apropriação do sistema de escrita alfabética apresentados pelos estudantes. A partir desse diagnóstico, foi desenvolvido um trabalho sistemático envolvendo consciência fonológica, escrita, leitura, compreensão e fluência leitora.

Entre as estratégias utilizadas esteve a “Palavra do Dia”, utilizada como ponto de partida para estimular a reflexão sobre a língua e ampliar progressivamente os conhecimentos dos alunos em diferentes palavras, contextos e textos.

A prática também contou com atividades de leitura de textos informativos, banco de palavras, produção de fotolegendas, leitura compartilhada, releituras e exercícios voltados ao desenvolvimento da fluência.

O acompanhamento dos avanços individuais permitiu a reorganização das intervenções pedagógicas conforme as necessidades identificadas, demonstrando a possibilidade de trabalhar a heterogeneidade da turma por meio de estratégias diferenciadas, mantendo objetivos comuns de aprendizagem.

Classificação para a etapa do Polo 9

Com o resultado, a prática desenvolvida pela professora Maria Angélica está classificada para representar a URE de Adamantina na próxima etapa do Seminário de Boas Práticas, no Polo 9.

Nessa fase, serão reunidos trabalhos dos municípios que integram o Polo 9: Adamantina, Assis, Tupã, Santo Anastácio, Mirante do Paranapanema, Ourinhos e Presidente Prudente.

De acordo com o regulamento do seminário, a etapa regional selecionou um trabalho em cada uma das três categorias — Competências em Língua Portuguesa, Competências em Matemática e Gestão da Rede Municipal de Educação — para representar a Unidade Regional de Ensino na etapa do Polo 9.

A prática “Da palavra à Fluência” seguirá agora para avaliação junto aos trabalhos dos demais municípios. Caso avance nessa etapa, a experiência seguirá para a próxima fase, que será realizada em São Paulo.

Adamantina também conquista 3º lugar em Gestão

Outro resultado expressivo foi alcançado na categoria Eixo Gestão da Rede Municipal de Educação para Implementação e Fortalecimento das Práticas Pedagógicas, na qual Adamantina conquistou o 3º lugar com o trabalho “Avaliar para apoiar – O papel da gestão municipal no acompanhamento da leitura, da escrita e da matemática”.

A prática foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Adamantina, tendo como autoras a secretária municipal de Educação, Ana Paula Tarifa, e a assessora técnica pedagógica, Viviane Pereira de Souza.

A experiência apresenta uma proposta de acompanhamento das avaliações dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando os resultados como subsídios para o planejamento e a definição de intervenções pedagógicas.

O trabalho organiza os dados das avaliações e promove momentos de análise compartilhada envolvendo a Secretaria Municipal de Educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores.

A partir das evidências levantadas, são identificadas habilidades prioritárias e definidas ações de intervenção e acompanhamento, estruturando um ciclo permanente de avaliar, analisar, priorizar, intervir e reavaliar.

Trabalho coletivo da rede

Para a secretária municipal de Educação, Ana Paula Tarifa, os resultados alcançados no seminário refletem o empenho conjunto dos profissionais que atuam na educação municipal.

“Esses resultados são motivo de muita alegria e representam o trabalho de muitas mãos. Cada professor, gestor, coordenador, assessor e profissional da nossa rede contribui diariamente para que nossas crianças tenham melhores oportunidades de aprendizagem. O reconhecimento no seminário valoriza práticas que já acontecem nas nossas escolas e mostra a importância de planejarmos, acompanharmos os resultados e trabalharmos de forma coletiva. Parabenizo especialmente a professora Maria Angélica, a equipe da EMEF Navarro de Andrade, a assessora Viviane e todos os profissionais que contribuíram para essas conquistas. Mais do que os resultados, celebramos o compromisso de toda a rede com a aprendizagem dos nossos estudantes.”, destacou Ana Paula.

Valorização das práticas da rede municipal

Os resultados alcançados por Adamantina representam um reconhecimento das experiências desenvolvidas pelos profissionais da educação e do trabalho realizado no cotidiano das escolas e da Secretaria Municipal de Educação.

A participação no seminário possibilitou apresentar práticas relacionadas à alfabetização, formação de leitores, acompanhamento das aprendizagens e fortalecimento do trabalho pedagógico, além de promover a troca de experiências entre educadores da região.

Entre os critérios considerados na avaliação das práticas estão aspectos como relevância pedagógica, evidências dos resultados alcançados, impacto na aprendizagem dos estudantes, inovação, potencial de replicabilidade e qualidade da apresentação.

Com os resultados, Adamantina encerra sua participação na etapa regional com 1º lugar em Língua Portuguesa e 3º lugar em Gestão, além de garantir a classificação de uma de suas práticas para a próxima etapa, no Polo 9.

A Secretaria Municipal de Educação de Adamantina parabeniza a professora Maria Angélica, a equipe da EMEF Navarro de Andrade, as autoras da prática de Gestão e todos os profissionais envolvidos, reconhecendo também o trabalho desenvolvido diariamente por toda a rede municipal de ensino em busca da aprendizagem e do desenvolvimento dos estudantes.

 

Conquista 4Conquista 2Conquista 1Conquista 3Conquista 5

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Diretor de Comunicação
Caio Vasques

Jornalista
Natacha Dominato

 

Nova modalidade de renegociação de dívidas de MEI começa nesta quinta

01/10/2026   17h01 Prazo de adesão ao Desenrola MEI foi prorrogado para 29 de janeiro Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Publicado em 01/10/2026 –

Projeto de R$ 4,9 milhões da COOPERADAM é admitido pelo Ministério do Meio Ambiente

01/10/2026   16h34 Proposta prevê aquisição de veículos e equipamentos, ampliação da coleta seletiva, pontos de entrega voluntária e ações de educação ambiental em Adamantina A

Adamantina encerra Semana da Pessoa Idosa nesta sexta com desfile no Centro Dia

01/10/2026   15h09 Programação reuniu palestras, atividades culturais, dança, ações de convivência e momentos de integração ao longo da semana A programação da Semana da Pessoa

00:00